Qual a configuração do computador de quem usa o Steam?

Imagem de: Qual a configuração do computador de quem usa o Steam?

A compra de cópias digitais de jogos na internet com certeza está em alta, sendo que a Steam certamente é a loja que mais contribui para esse novo hábito. Além de permitir que você aproveite os seus jogos de qualquer lugar e interaja com outros jogadores, a plataforma da Valve também disponibiliza algumas informações interessantes ao público, como estatísticas sobre perfil de usuários e também sobre o hardware que eles utilizam.

Sendo assim, o Tecmundo decidiu explorar um pouco mais essa facilidade e levantar alguns dados interessantes, e até surpreendentes, sobre o tipo de hardware que os clientes da Steam possuem. Confiram!

Preferência de hardware

A Valve disponibiliza a base de dados com todas as estatísticas diretamente no site do Steam, para qualquer pessoa que queira vê-la. Você também pode acessar a página com os números clicando neste link. Logo no início, já é possível notar alguns gráficos sobre as estatísticas mais “polêmicas”, que agem como termômetros da rivalidade entre as empresas. Confira algumas delas:

(Fonte da imagem: Tecmundo)

  • 72% dos usuários usam CPU Intel, enquanto os que utilizam AMD somam 28%.
  • 46% das placas de vídeo usam GPU NVIDIA, contra 35% da ATI/AMD.

Como era esperado, a maioria dos computadores possui sistema operacional da Microsoft, sendo que apenas o Windows 7 de 64-bits está presente em mais de 55% deles. Já o Mac OS mais usado é o 10.7.4 de 64-bits, com apenas 2,41% da preferência. Lembrando que os dados são referentes ao início do mês de julho de 2012.

A ascensão dos PCs mais básicos

No geral, é possível dizer que boa parte daqueles que gostam de ter os seus games na nuvem do Steam possui uma boa configuração de hardware, já que maioria dos gamers tem placa de vídeo dedicada, mais de 5 GB de memória RAM e CPU com mais de um núcleo.

Porém, dados recentes mostram que o número de computadores low-end está em ascensão, sendo que a presença de GPUs onboard da Intel aumentou em 11% apenas no mês de julho. Ao mesmo tempo, a adoção do DirectX 9 no lugar das versões mais novas aumentou mais de 1%  ̶  número considerado alto, já que até mesmo a versão 10 da API está disponível desde 2006.

Jogos indie, um dos motivadores dos PCs mais básicos (Fonte da imagem: Steam)

Tudo leva a crer que são dois os principais motivos desta inesperada inversão de tendência. O primeiro deles é o fato de que a queda nos preços tem facilitado o acesso aos laptops nos últimos tempos, sendo que a maioria deles não tem uma configuração própria para jogos mais “pesados”.

A alta dos jogos independentes também é outro motivador. Quase sempre, games indie são menos exigentes quanto ao hardware se comparados com grandes produções, permitindo que até mesmo os usuários que não têm uma máquina poderosa possam tirar proveito do repertório do Steam.

MacBook Pro é o preferido entre os Mac

Não faz muito tempo desde que a Valve adicionou o suporte oficial aos computadores da Apple em sua loja, mas o número de usuários que navegam entre as prateleiras virtuais usando um computador da Maçã já é considerado substancial, ainda mais se levarmos em conta que os Macs não costumam ter o desempenho em games como principal característica.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Entretanto, um pequeno detalhe sobre o modelo preferido entre os fãs da Apple no Steam tem chamado a atenção da comunidade. Segundo as estatísticas do mês de julho, 4,31% dos clientes da loja possuem um Mac, sendo que mais de 51% deles possui logo o MacBook Pro.

Não está claro o motivo dessa preferência, mas muitos especulam que isso seja um indício de que apenas o modelo mais caro e robusto entre os laptops da Apple pode proporcionar uma experiência considerada satisfatória para os gamers.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.