Olimpíadas 1908: veja imagens dos jogos na Londres de antigamente [vídeo]

Imagem de: Olimpíadas 1908: veja imagens dos jogos na Londres de antigamente [vídeo]

Esta é a terceira vez que Londres sedia os Jogos Olímpicos de verão. A primeira foi há mais de 100 anos, em uma época muito diferente da nossa, quando as atletas ainda deviam usar vestidos longos para participar de algumas provas. Assistindo ao vídeo acima, é de se admirar que as mulheres conseguissem jogar tênis, por exemplo, com aquelas roupas.

Originalmente, as Olimpíadas de 1908 haviam sido programadas para acontecer em Roma. Porém, com a erupção do Vesúvio, em 1906, o governo italiano teve que realocar o fundo destinado ao evento para a reconstrução dos locais atingidos pela lava, que matou cerca de 100 pessoas.

Equipe da polícia de Londres ganhou medalha de ouro em cabo de guerra (Fonte da imagem: Wikipedia)

No vídeo, também é possível perceber que esportes pouco usuais faziam parte dos jogos. É o caso, por exemplo, do Tug of War, conhecido entre nós como cabo de guerra. Na ocasião, a medalha de ouro ficou por conta da equipe de policiais de Londres, da fotografia acima.

O martonista italiano Dorando Pietri terminou a prova entrando em colapso (Fonte da imagem: The Guardian)

Outra cena memorável dessas olimpíadas se deu com o maratonista italiano Dorando Pietri. Depois de sofrer alguns colapsos e vencer a prova completamente exausto e desorientado, o atleta acabou sendo desclassificado por ter sido ajudado a cruzar a linha de chegada pelos fiscais e médicos da competição. A fotografia que marca esse momento é, ainda hoje, um dos grandes símbolos esportivos do mundo.

Confira mais imagens das Olimpíadas de 1908 na galeria abaixo.

Fonte: YouTube, Olympic.org

Fonte das imagens: Olympic.org

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.