Começou a época mais importante para o futuro de nossas séries favoritas: as coletivas de imprensa em que são divulgados os novos projetos das emissoras e o destino de algumas séries, embora a maior parte dos anúncios de cancelamento e renovação ocorram somente em maio. As norte-americanas NBC e a CBS já começaram a maratona de anúncios, e a FOX já confirmou a renovação de uma de suas séries.

Entre os pilotos encomendados pela NBC encontramos um remake da série britânica Prime Suspect e da série investigativa The Rockford Files (conhecida no Brasil como Arquivo Confidencial), assinada por David Shore, o criador de House.

Jerry Bruckheimer, criador da franquia CSI, também tem um novo projeto, o investigativo Chase. David E. Kelley (criador de Ally McBeal e Justiça Sem Limites) tem uma nova série de advogados, Kindreds, enquanto a roteirista de Sex and the City, Cindy Chupack, trabalha na comédia romântica Love Bites.

Além disso, a emissora está negociando com o criador de Law & Order, Dick Wolfe, a criação de mais um seriado da franquia, dessa vez, passando-se em Los Angeles. Enquanto isso, a emissora está confiante de que Law & Order seja renovada para a 21ª temporada.



Ainda há esperança para Heroes!


Mas em meio a tantas novidades, ainda não foi tomada uma decisão quanto a Heroes. Como o Minha Série já havia anunciado, a série está ameaçada de cancelamento devido ao fraco desempenho das últimas temporadas.

Ainda assim, a presidente da NBC, Angela Bromstad, garantiu estar satisfeita com os índices de audiência da série e disse ainda que o criador de Heroes, Tim Kring, vai apresentar suas idéias para a próxima temporada na semana que vem. Próxima temporada? Pois é. Bromstad acredita que a série está se saindo bem (considerando-se os índices desastrosos de audiência do canal) e garante que há uma chance de Heroes ganhar mais uma temporada.

Quem pode ganhar mais uma chance é a estreante Trauma. Depois de amargar as notícias sobre o cancelamento, a série pode ser renovada. A NBC encomendou mais seis episódios do drama médico que ainda não foram exibidos. De acordo com Bromstad, “se os índices de audiência forem bons, a série certamente terá a oportunidade de produzir mais episódios e pode até mesmo ser renovada.”



Trauma ainda pode ser salva!


Já na rival CBS, más notícias para Flashpoint e Three Rivers e boas notícias para CSI e Numb3rs. A situação de Flashpoint é delicada: 18 episódios da série estão prontos e aguardando para passar na televisão. Mas, como o seriado já não faz parte da grade da emissora, fica a dúvida: quando eles serão exibidos? A CBS ainda não tem uma resposta, o que pode decepcionar os fãs da série policial.

Os fãs de Three Rivers também deverão ficar decepcionados como a confirmação do cancelamento – definitivo e irrevogável. Muita gente apostava que a série ganharia uma segunda temporada pois os índices de audiência melhoraram com os últimos episódios exibidos, mas a CBS é inflexível: “todos sabemos que dizer que uma série está em hiato é um eufemismo para cancelamento”, disse Nina Tassler, diretora de programação da emissora.



Three Rivers não terá uma segunda chance.


Com o fim de Three Rivers e o protagonista Alex O’Laughlin desempregado, voltam a surgir rumores sobre uma possível retomada da produção do vampiresco Moonlight – afinal, o protagonista da série estaria disponível para voltar a se envolver no projeto. Mas Tassler foi incisiva: não há nenhuma possibilidade de ressuscitar o seriado. Lamentamos, fãs de Mick St. John e companhia!

Os fãs de Numb3rs têm razão para comemorar, apesar de ainda não termos uma decisão sobre o cancelamento ou não da série. Há alguns mesmes, a CBS diminuiu a encomenda de episódios da temporada atual, o que deixou muitos fãs preocupados. Mas agora a emissora declarou que a renovação da série "ainda está totalmente sob consideração" e que o corte de episódios foi apenas para abrir espaço na programação para a nova série Miami Medical.



A CBS promete que CSI vai voltar com as histórias impactantes.


E as notícias são boas também para os fãs de CSI: Tassler promete que a próxima temporada será melhor. A série recebeu críticas e perdeu fãs após a saída de Grissom, Sara e Warrick. A chegada do Dr. Langston (interpretado por Laurence Fishburne) foi vista com desconfiança, e a audiência não foi nada receptiva com o novo personagem.

A diretora de programação, porém, diz que, finalmente, os fãs da série começaram a aceitar o Dr. Langston: “ele está mais em sintonia com o resto da equipe. O público acha que ele está mais a vontade com a equipe, e que a equipe está mais confortável com ele”, declarou.

Ela ainda acrescentou que pesquisas de opinião revelaram que os expectadores finalmente sentem que “ele chegou, fixou raízes e é uma parte do time.” Tassler prometeu que os próximos episódios vão mostrar “mais irreverência e mais sobre as histórias icônicas que já contamos.”



Sue Sylvester e sua rivalidade com Will Schuster
terão uma segunda temporada!


Já os fãs de Glee têm razões de sobra para comemorar: a série vai ganhar uma segunda temporada! Exatamente: a primeira temporada da comédia musical ainda nem chegou ao fim e a FOX já confirmou que a série dos "gleeks" será renovada.

Além de uma ótima audiência, a série ficou popular entre os artistas cujas músicas foram utilizadas nos episódios. E tem mais: a venda das músicas apresentadas na série bate recordes na iTunes Stores.

Ao confirmar a renovação de Glee, o presidente da FOX, Kevin Reilly, declarou: “a série é uma jóia rara na TV. Não poderíamos estar mais orgulhosos com o que Ryan Murphy (criador da série) e a equipe vêm fazendo. Mal posso esperar para conferir o que eles vão inventar para a segunda temporada!”

E você, o que acha? Animado ou decepcionado com as primeiras novidades sobre os cancelamentos e renovações? Não deixe de comentar!