Novo Office 2013 tem funcionalidades aperfeiçoadas para interfaces touchscreen

Imagem de: Novo Office 2013 tem funcionalidades aperfeiçoadas para interfaces touchscreen

Localização das opções ficou mais fácil (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

O novo Office já está em fase de testes abertos para os usuários. E quem já está com ele instalado nos computadores deve ter percebido um funcionamento com muito mais fluidez do que as versões anteriores. O motivo para isso é a tentativa de a Microsoft levar os softwares para os tablets e outras interfaces touchscreen com o máximo de qualidade possível.

E a própria empresa de Redmond revelou em seu blog oficial quais foram as mudanças realizadas no sistema para que ele ficasse mais compatível com os dispositivos touchscreen. A começar pela resposta ao toque: os engenheiros envolvidos no projeto criaram mecanismos responsáveis pela interpretação de diferentes toques de uma maneira muito rápida. Com isso, seleções são entendidas de maneira diferente de zooms, tudo isso em frações de segundo.

Botões maiores e mais fáceis de serem utilizados

Os menus e ribbons ficaram maiores também. Isso foi feito não somente para facilitar a localização das opções, mas também para permitir um toque mais preciso – principalmente por parte das pessoas que não estão habituadas ao touchscreen. Há inclusive a opção “Touch mode”, que aumenta todos os botões e ainda faz com que eles fiquem um pouco mais separados.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Isso também se aplica aos menus de contexto. Quando o “Touch mode” está ativado, opções de cores, fontes, formas e até mesmo ferramentas de colagem acabam ficando maiores. Isso é essencial para uma melhor fluidez do sistema, que não sofre interferências de cliques errados por causa da confusão nos botões.

Teclado: ainda há muito o que ser feito

A própria Microsoft admite que o teclado virtual do Office 2013 precisa ser remodelado. Por enquanto, alguns problemas estão sendo encontrados na utilização do sistema. No blog oficial de desenvolvimento do Office, a empresa de Redmond afirma que o teclado não é disponibilizado em momentos que o usuário precisa dele, além de que ele fica sobre o texto que está sendo digitado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Vale lembrar: ainda é uma versão Preview

É preciso lembrar que estamos diante de uma versão de testes, que ainda vai passar por algumas atualizações até chegar às lojas. A Microsoft promete corrigir estes erros até o lançamento da versão oficial do aplicativo, que deve acontecer em outubro, juntamente com o novo Windows 8 e os primeiros tablets com o sistema operacional.

Fonte: Microsoft

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.