5 observatórios abandonados e destruídos pelo tempo

Imagem de: 5 observatórios abandonados e destruídos pelo tempo

(Fonte da imagem: Reprodução/Web Urbanist)

Existe algo mais contraditório do que um observatório abandonado e que não está observando nada nem sendo observado por ninguém? O pessoal do site Web Urbanist criou uma lista com várias dessas estruturas, que em seus tempos de glória serviram para nos oferecer um vislumbre do céu, mas que hoje se encontram completamente desocupados, abandonados ao acaso. Confira abaixo alguns exemplos:

Observatório Mohon del Trigo

(Fonte da imagem: Reprodução/Web Urbanist)

Localizado em Sierra Nevada, na Espanha, este observatório foi construído em 1902, 2.607 metros acima do nível do mar, tirando proveito da incrível vista e da qualidade do ar — seco e livre de nuvens. Entretanto, depois de que um novo observatório foi construído em uma localidade próxima na década de 70, o Mohon del Trigo acabou sendo abandonado, deixado para erodir juntamente com as rochas que o rodeiam.

Observatório de Bascortostão

(Fonte da imagem: Reprodução/Web Urbanist )

Segundo o Web Urbanist, este observatório abandonado não pertence ao castelo do Conde Drácula, que se encontra perdido em algum lugar das montanhas da República do Bascortostão, uma das muitas divisões da Federação Russa. Vampiros à parte, não é qualquer um que passaria a noite sozinho nesse edifício.

Observatório Astronômico de Lisboa

(Fonte da imagem: Reprodução/Web Urbanist)

Situado no interior do Jardim Botânico da capital portuguesa, sua fachada revela um passado glorioso. O edifício, apesar de apresentar todos os sinais típicos do abandono — como a tinta descascando das paredes, várias rachaduras e peças metálicas oxidadas —, continua sendo muito bonito e merecia ser restaurado, não é mesmo?

Observatório (em algum lugar) de Illinois

(Fonte da imagem: Reprodução/Web Urbanist)

Você já reparou que os observatórios normalmente são instalados em áreas montanhosas e desérticas, além de pouco habitadas? A escolha desses lugares não é fruto do acaso, já que determinadas regiões oferecem melhores condições do que outras para observar o céu. Talvez seja por esse motivo que o observatório acima, localizado em algum lugar de Illinois — região úmida, cheia de pastagens e plana — tenha sido abandonado. Até parece um celeiro!

Observatório Austral Felix Aguilar

(Fonte da imagem: Reprodução/Web Urbanist)

Embora lembre um pouco a casa de Luke Skywalker, este observatório não se encontra perdido no meio do deserto da Tunísia, mas em um local tão isolado quanto: a Patagônia. A dificuldade de chegar — e enviar mantimentos — ao Observatório Austral Felix Aguilar acabou fazendo com que nenhum astrônomo se dispusesse a viver lá, fazendo com que o edifício acabasse sendo abandonado.

Existem inúmeros observatórios como esses abandonados pelo mundo, e você pode conferir a lista completa criada pelo pessoal do site Web Urbanist clicando neste link.

Fonte: Web Urbanist

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.