Wikipédia pode estar em risco

Imagem de: Wikipédia pode estar em risco

Instituição está ficando sem colaboradores e corre risco. (Fonte da imagem: Divulgação/Wikimedia)

A maior reserva de artigos virtuais está ficando sem mão de obra. A Wikipédia está sofrendo com a queda no número de usuários promovidos a editores e administradores nos últimos anos. Prova disso são as estatísticas da própria instituição. De 2007 para cá, a quantidade de editores da versão em inglês da enciclopédia caiu de 50 mil para algo em torno de 30 mil.

Outro sintoma que a Wikipédia tem sentido é a falta de novos administradores. Há sete anos, a instituição cadastrava cerca cinquenta pessoas para essa função a cada mês. Hoje em dia, os números dificilmente chegam a dez no mesmo período.

Para lutar contra essa maré, a Wikipédia está tentando renovar alguns elementos do site para atrair novos editores e consequentemente administradores. Segundo o periódico The Atlantic, a instituição planeja atualizar o editor de artigos e melhorar a interface da enciclopédia virtual. Dessa forma, o serviço espera deixar mais claro que os seus textos podem ser editados e criados pelos os usuários da rede.

Fonte: The Atlantic e Gizmodo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.