Realidade Ampliada Subaquática: adicione vida marítima à sua piscina sem sujar nada!

Imagem de: Realidade Ampliada Subaquática: adicione vida marítima à sua piscina sem sujar nada!

Estudantes do “Fraunhofer Institute for Applied Information Technology” (Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Informação, em tradução livre), ou Fraunhofer FIT, apresentaram em uma competição chamada SIGGRAPH 2009, a Realidade Ampliada Subaquática, uma tecnologia capaz de criar um cenário diante dos olhos de um mergulhador usando uma máscara especial.

Realidade Ampliada? Como assim?

A Realidade Ampliada é, basicamente, uma tecnologia capaz de inserir uma pessoa dentro de um cenário virtual, no qual o usuário pode interagir com os objetos lá existentes e eles com o usuário. Por exemplo, é como se você fosse a um cinema assistir a um filme, podendo interagir com o cenário, ou mesmo, jogar jogos do Nintendo Wii, porém inserido dentro do cenário (alguém se lembra de “The Real Adventures of Jonny Quest”?).

Isso sim é Mas não confunda a Realidade Aumentada com a Realidade Ampliada. Na primeira, um objeto interage com o mundo real, enquanto na segunda é uma pessoa real que interage com um mundo virtual. Para se aprofundar mais nesses assuntos, leia os artigos “Como funciona a Realidade Aumentada” e “Realidade ampliada nos jogos do futuro” (assim como os outros indicados por eles, se quiser).

Coloque sua máscara e roupa de mergulho!

Como dito acima, o mergulhador verá o cenário virtual através de a máscara especial, porém também precisará de um UMPC (“Ultra-Mobile PC”, ou PC ultraportátil), o qual será levado em uma mochila. Tal máscara possui, acoplado em sua frente, um visor especial à prova d’água e uma câmera que identifica os azulejos da piscina e envia a informação para o UMPC.

Por sua vez, o UMPC realiza cálculos para saber a posição exata do mergulhador e exibir adequadamente os objetos 3D através do visor. Esses cálculos incluem a percepção de alterações em campos eletromagnéticos, mudanças de direção da gravidade e um rastreador que mede a aceleração angular de três eixos. Ou seja, se você ficar de ponta-cabeça, não verá o objeto virtual do mesmo jeito de antes.

Mas não se preocupe, não haverá o risco de você bater a cabeça na lateral da piscina por não vê-la, levar um choque, ou mesmo, estragar o aparato eletrônico por ele estar debaixo d’água. Isso porque o visor da máscara é à prova d’água (assim como o UMPC) e possibilita ao mergulhador enxergar o cenário real ao seu redor.

Qual a utilidade da Realidade Ampliada Subaquática?

Para demonstrar essa nova tecnologia na competição, o Pode não parecer real, mas diverte igual.Fraunhofer FIT desenvolveu um jogo com gráficos simples (não parecem ser reais) no qual o jogador é um arqueólogo em busca de um tesouro. Para achá-lo, será necessário nadar por seis cenários diferentes e achar itens específicos, os quais se coletados na ordem correta mostram a senha para abrir o baú.

Segundo o Fraunhofer FIT, a Realidade Ampliada Subaquática poderá vir a ser um grande atrativo em parques aquáticos no futuro. Além disso, após algumas melhorias na tecnologia, ela poderá, talvez, ser usada para o treinamento de mergulhadores profissionais, ou mesmo em outros setores, como a manutenção de pontes e outras situações nas quais seria menos perigoso treinar usando a Realidade Ampliada.

Como você pode perceber, ao ver as imagens ilustrativas deste artigo, os gráficos da Realidade Ampliada Subaquática ainda não passam a impressão de realidade. Porém, isso provavelmente deve-se a algum fato como o de os pesquisadores não terem tido tempo o suficiente para desenvolver um gráfico mais complexo, sendo portanto, muito provável que em próximas demonstrações / aplicações eles estejam muito mais convincentes.

E você, usuário? Gostaria de entrar em uma piscina para jogar? Deixe sua opinião!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.