10 coisas sobre o Wii U que você precisa saber

Imagem de: 10 coisas sobre o Wii U que você precisa saber

No mês passado, pudemos conhecer os detalhes do aguardado novo console da desenvolvedora japonesa. Na E3 deste ano, a Nintendo finalmente apresentou o que deve ser o primeiro integrante da oitava geração dos consoles de mesa. Desse modo, para inaugurar um novo seguimento, o Wii U vai contar com o polêmico controle-tablet e deve trazer novas possibilidades para melhorar a experiência dos jogadores.

Enquanto o console não chega às prateleiras do Brasil, o que podemos fazer é tirar todas as dúvidas possíveis sobre o dispositivo. Sendo assim, confira a lista de perguntas e respostas que preparamos para você sobre o novo console.

1. Quando vou poder colocar as mãos no Wii U?

Durante a E3, a empresa não marcou uma data para o lançamento do produto. No entanto, foi revelado que até o final de 2012 o console deve estar disponível nas lojas. Também não sabemos se essa previsão é válida para o mundo todo ou se a ideia é lançar o dispositivo no Japão ou nos EUA até o fim do ano.

Ainda assim, há especulações sobre o mês de novembro, período em que a maioria dos consoles é lançada nos EUA devido às festividades de Ação de Graças no país.

2. Quanto vou ter que pagar pelo console?

    Assim como a data de lançamento, o preço ainda é um mistério. Entretanto, é de se esperar que a empresa queira vender muitas unidades já no lançamento. Dessa forma, a Nintendo não deve cobrar preços maiores que os dos concorrentes. Na verdade, o próprio presidente da empresa afirmou em uma oportunidade que o dispositivo deve ser “relativamente barato”.

    Como não podia deixar de ser, as especulações sobre o preço de lançamento variam entre 25 e 30 mil ienes (algo entre R$ 640 e R$ 770 na cotação atual ). Além do mais, na E3 a companhia afirmou que a intenção é manter o preço de lançamento durante todo o ciclo de vendas do console.

    3. Para que eu vou precisar de um tablet para jogar?

      O Controle-tablet do Wii U é sem dúvida o que chama mais atenção no produto. Esse GamePad, como a empresa tem chamado, deve possibilitar a “jogabilidade assimétrica” para quem adquirir o console. Desse modo, você pode usar a sua TV e a tela do “tablet” ao mesmo tempo para jogar. Em uma, a ação acontece de verdade e, na outra, você consegue obter informações adicionais.

      (Fonte da imagem: Divulgação/Nintendo)

      Resumindo, você vai precisar do GamePad para ter informações extras. No entanto, ainda não se sabe ao certo que informações são essas, sendo que deve ficar a cargo dos desenvolvedores de games decidir essa parada.

      Confira mais detalhes na análise completa do console clicando aqui.

      4. Se eu não gostar do controle-tablet, posso usar um controle comum?

      Sem a menor sombra de dúvida. A Nintendo pode estar querendo revolucionar os consoles, mas os executivos da empresa não são completamente loucos. O produto deve contar com o “Pro Controller”, um dispositivo quase idêntico ao que vemos hoje em se tratando de controles para video games.

      Além do mais, quem estiver interessado em fazer uma “game party” pode se animar. O Wii U vai suportar até quatro Pro Controllers e dois GamePads.

      (Fonte da imagem: Divulgação/Nintendo)

      5. Eu vou poder usar alguma coisa do Wii no Wii U?

        De acordo com o que a empresa revelou, sim. Todos os itens da antiga plataforma serão compatíveis com a nova. Ainda assim, a resolução dos games não será alterada de um console para o outro. Desse modo, os jogos do Wii vão rodar no Wii U com a resolução original.

        6. E a Nintendo Network vai entrar no jogo?

          Segundo a empresa, a rede de jogadores e loja de games do Nintendo DS vai chegar ao Wii U. Dessa forma, assim como os donos de consoles como o Xbox 360 e PlayStation 3, quem comprar o dispositivo da Nintendo vai poder fazer downloads e jogar em grupos pela internet. Fora isso, os usuários da rede não devem pagar nada pelos serviços de multiplayer.

          Além da Nintendo Network, o Wii U vai contar com uma rede social própria. O Miiverse deve funcionar como um Facebook dos video games para que os jogadores possam compartilhar suas experiências sobre o que estão experimentando.

          7. O que mais eu posso fazer com o console na internet?

            Além de usar as redes da própria Nintendo, você vai conseguir aproveitar serviços de vídeo como o YouTube, Netflix e alguns outros. Tudo isso deve ser disponibilizado para o jogador em português, assim como a interface do console.

            (Fonte da imagem: Reprodução/GamerX)

            8. Vou poder usar o console para ver filmes em DVD ou Blu-ray?

              Não. Apesar de o Wii U usar mídias em Blu-ray para os jogos, não será possível executar discos com conteúdos diferentes dos de games.

              9. Quais são as melhorias técnicas em relação à imagem?

                O Wii U é a evolução do Wii. Dessa forma, ele corrige diversos pontos fracos do irmão mais velho. Sendo assim, você vai ter um processamento gráfico melhor e a possibilidade de jogar em alta resolução (1080p). Para isso, o console poderá ser conectado a sua TV através de um cabo HDMI.

                10. Quais são as principais especificações técnicas do Wii U?

                  Esses foram os detalhes que consideramos fundamentais sobre o novo console da Nintendo. Se você quer saber ainda mais, confira a análise completa em vídeo produzida pelo BJ.

                  Cupons de desconto TecMundo:
                  * Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
                  Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.