5 maravilhas da engenharia subaquática

Imagem de: 5 maravilhas da engenharia subaquática

Em algumas obras, apenas uma "parede" transparente lhe separa de um incrível mundo aquático (Fonte da imagem: Reprodução/Deep Ocean Technology)
Um túnel de 130 km
para levar trens ao espaço, megaconstruções que vão de muralhas históricas a ilhas artificiais, e a colonização de Marte em 2023. O que todos estes projetos têm em comum? Além de serem bastante audaciosos, eles mostram a necessidade que o homem tem em tentar “driblar” os obstáculos apresentados pela natureza, testando constantemente nossa capacidade intelectual e tecnológica.

E como não podia deixar de ser, os oceanos também não demoraram a ser “colonizados” — hoje, existem surpreendentes construções subaquáticas e futuros projetos para todos os gostos, indo de hotéis luxuosos a estações científicas. Mesmo variando em objetivos, uma coisa é única para todas essas obras que já “habitam” ou ainda vão “habitar” nossos mares: elas apresentam comodidades e designs únicos. Confira:

1. Water Discus Hotel — Dubai

A cidade de Dubai é normalmente associada a grandes e espetaculares construções. E não é para menos — hoje, o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa que possui mais de 800 metros de altura, está nessas terras.

Estruturas interna e externa do hotel (Fonte da imagem: Reprodução/Deep Ocean Technology)

E o primeiro exemplo da nossa lista de construções subaquáticas também faz jus à fama de Dubai — o Water Discus Hotel é um incrível projeto “dois em um”. Além de possuir boa parte de sua estrutura luxuosa embaixo d’água, os hóspedes também poderão ter uma vista privilegiada na superfície do mar.

Conforto e luxo também fazem parte do pacote (Fonte da imagem: Reprodução/Deep Ocean Technology)
Para isso, o hotel possuirá dois “discos” conectados por cinco “pernas” sólidas e um eixo vertical que contém um elevador e escada. Desenvolvido pela Deep Ocean Technology, esta construção oferecerá 21 quartos, um bar, um centro de mergulho, internet, spa e uma pista superior para helicópteros.

2. Poseidon Resorts — Fiji

Poseidon, na mitologia grega, é o deus dos oceanos. E é com esse nome (pouco) sugestivo que um resort subaquático cinco estrelas está sendo construído em Fiji. O projeto permitirá que os hóspedes tenham acesso a 24 suítes e a uma suíte de luxo a 12 metros de profundidade por meio de um elevador.

Os quartos deste furuto hotel submerso apresentam uma vista exepcional (Fonte da imagem: Reprodução/Poseidon Resorts)

Além disso, o hotel possuirá portas de fibra de carbono que permitirão manter o interior da construção com a mesma pressão da superfície, evitando que os visitantes passem pelo processo de descompressão antes de saírem do fundo do mar.

3. Aquarius — Flórida

Um laboratório de pesquisas subaquático. Essa é uma das várias caracterizações do Aquarius — um habitat que fica a cerca de 20 metros de profundidade. Apesar de não ter uma aparência tão futurista e luxuosa como as outras obras, esta estrutura possui alguns confortos encontrados em uma casa normal, como beliches, duchas, banheiros, água quente, ar-condicionado e computadores ligados à costa por uma ponte de banda larga sem fio.

A estrutura do Aquarius não é das mais atraentes, mas oferece toda a comodidade de uma casa (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

O Aquarius também é utilizado pela NASA para treinar os astronautas antes de estes irem realmente explorar o espaço — é o chamado NEEMO, um laboratório extremo da agência espacial. Neste local, os “aquanautas” passam por experiências bastante similares às que eles encontrariam “lá fora” e precisam ficar nesta estrutura por cerca de 10 a 14 dias.

4. Ithaa Undersea Restaurant — Maldivas

Para quem gosta de jantar ou almoçar com estilo, o Ithaa Undersea Restaurant é uma boa opção — localizado a cerca de 5 metros de profundidade, este restaurante submerso fará com que qualquer refeição seja realmente única. Os visitantes só precisam descer uma escada em espiral para poder se deliciar com frutos do mar no primeiro restaurante submerso do mundo.

Coma frutos do mar dentro do oceano (Fonte da imagem: Reprodução/Conrad Hotels)

Com apenas 14 lugares, o Ithaa Undersea Restaurant foi um projeto de 5 milhões de dólares. Sua estrutura é basicamente formada por um túnel de acrílico transparente que permite uma vista de 270° para o fundo do mar.

5. Jules Undersea Lodge — Flórida

Nos anos 70, o hotel Jules Lodge era, na verdade, o laboratório de pesquisa La Chalupa. Hoje, ele abriga mergulhadores que vão a 21 metros abaixo da superfície do mar para ter uma experiência de “outro mundo”.

Mergulhe 21 metros para dormir neste hotel (Fonte da imagem: Reprodução/Jules Undersea Lodge)

O Jules Undersea Lodge tem capacidade de abrigar, normalmente, dois casais separados. Cada dupla possui um quarto privado, mas as áreas comuns — como uma minicozinha, sala de jantar e de estar — são compartilhadas.

Áreas comuns são compartilhadas (Fonte da imagem: Reprodução/Jules Undersea Lodge)

Caso você queira passar por tal experiência, mas não é um mergulhador profissional, não se preocupe — o hotel também oferece um curso de mergulho de três horas para garantir que todos os hóspedes consigam entrar de forma segura na estrutura submersa.

Fonte: Deep Ocean Technology, Jules Undersea Lodge, Conrad Hotels, NASA e Poseidon Resorts

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.