Brasil está entre os focos emergentes de doenças transmitidas por animais

Imagem de: Brasil está entre os focos emergentes de doenças transmitidas por animais

Mapeamento da pobreza e dos prováveis focos de zoonoses (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Zoonoses são doenças de origem animal que podem infectar os seres humanos e vice-versa — a dengue é um forte e recente exemplo disso. E foi buscando obter dados que ajudem a melhorar a saúde global que um novo estudo foi realizado. Ele mapeou e descobriu que 13 locais são responsáveis por 2,4 bilhões de casos de doenças e 2,2 milhões de mortes por ano — tudo isso ocasionado por enfermidades transmitidas por animais.

Segundo o site EurekAlert, a maioria desses focos está em países de baixa e média renda. O relatório foi conduzido por três instituições — o International Livestock Research Institute (ILRI), o Instituto de Zoologia do Reino Unido e a Escola de Saúde Pública de Hanói, no Vietnã — e mapeou o nível de pobreza, de criação de gado e das doenças que foram transmitidas dos animais para os humanos.

A pesquisa apontou que a Nigéria, a Etiópia, a Tanzânia e a Índia possuem a maior carga de zoonoses — com alto foco de disseminação das doenças e um alto nível de mortes.

O Brasil aparece na lista caracterizado como “ponto emergente”, juntamente com o nordeste dos Estados Unidos, a Europa Ocidental e partes do sudeste asiático. Aparentemente, nosso país entra nessa categoria por apresentar doenças infecciosas recentes e que se tornam resistentes a medicamentos.

Fonte: EurekAlert

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.