Windows 7 já ultrapassou o Windows XP em popularidade

Imagem de: Windows 7 já ultrapassou o Windows XP em popularidade

(Fonte da imagem: Divulgação/StatCounter)

Pela primeira em sua história, o Windows 7 conseguiu superar em popularidade o imortal Windows XP, que há tempos aparecia como o sistema operacional líder do mercado. Segundo dados divulgados pelo StatCounter, o mais recente produto da Microsoft já figura em pelo menos 50,2 % dos computadores espalhados pelo mundo.

O segundo lugar fica para o moribundo XP que, apesar de estar se aproximando do final de seu ciclo de vida, ainda aparece em 29,9% das máquinas. O relatório deve trazer certo alívio para a Microsoft, já que há tempos a companhia vem alertando seus consumidores de que o suporte à plataforma lançada em 2001 vai ser descontinuado em breve.

Opinião dissonante

Embora também mostrem um avanço do Windows 7, os dados divulgados pela Net Applications divergem daqueles coletados pelo StatCounter. Segundo a empresa, a plataforma está presente em 41,6% dos desktops do mundo, enquanto o Windows XP permanece dominando o mercado tendo a preferência de 43,6% do público.

(Fonte da imagem: Reprodução/Net Applications)

Já o Windows 8, ainda em sua versão Release Preview, possuia uma fatia de 0,18% do mercado em maio desde ano, um pequeno avanço em relação aos 0,13% do mês anterior. Já o Mac OS está presente em 7% das máquinas, enquanto o Linux figura em somente 1% dos computadores analisados pela pesquisa.

Fontes: StatCounter, Net Applications

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.