Para roupas mais limpas, lave-as com diamantes

Imagem de: Para roupas mais limpas, lave-as com diamantes

Desenho ilustra a ação dos nanodiamantes na lavagem de roupas. (Fonte da imagem: Reprodução/Universidade de Warwick )
Em um esforço para descobrir uma maneira ecológica de se conseguir roupas mais limpas — sem gastar muita água quente para isso —, engenheiros químicos da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriram uma opção peculiar: adicionar diamantes no detergente para lavagem.

Neste caso, no entanto, não estamos falando dos diamantes que Marilyn Monroe afirmou serem os “melhores amigos de uma mulher”. Felizmente, o processo de tirar manchas é feito com os chamados nanodiamantes — que possuem cinco nanômetros de largura e são muito mais baratos.

Para uma melhor noção do tamanho dessas minúsculas estruturas, basta compará-las ao cabelo humano — são necessários cerca de 10 mil nanodiamantes para montar um único fio. Nos testes realizados pelos engenheiros, a adição dessas substâncias fez com que um detergente para roupa convencional se tornasse duas vezes mais eficaz na remoção de sujeiras, mesmo em água fria (que remove menos manchas que a água quente).

Assim, os nanodiamantes — que custam cerca de 24 dólares por grama — podem ser uma boa opção para aqueles que querem economizar na conta de energia, evitando o uso de água quente na lavagem. Agora, os pesquisadores também buscam encontrar novas maneiras de utilizar as capacidades destas substâncias em outras ações rotineiras do nosso dia a dia.

Fonte: DVICE

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.