Android: como colocar toques personalizados para cada contato

Imagem de: Android: como colocar toques personalizados para cada contato

Mesmo com os sons básicos já fornecidos por cada smartphone, sempre é uma boa opção personalizar os toques do celular. Os motivos podem variar de pessoa para pessoa: algumas gostam de uma música e gostariam de ouvi-la a cada ligação recebida, outras só preferem colocar um som mais “potente” — que será ouvido independente do local que você possa estar (como em um shopping lotado, por exemplo).

Mas, independente da razão que leva à personalização do toque de celular, é fato que tal recurso, ao ser específico para cada contato, torna-se bastante útil por ajudar a identificar “de cara” quem está ligando para você — em outras palavras, fica muito mais prático saber quando a chamada é “indesejada” ou é de uma pessoa de quem você já estava esperando a ligação. Confira como personalizar os toques no seu Android rapidamente e com simples passos.

Faça você mesmo

Nos celulares com Android, o processo para ajustar os toques de cada contato é bastante simples. Mas, antes que o passo a passo seja apresentado, é necessário que você tenha baixado para o seu aparelho as músicas que serão usadas na personalização. Caso você ainda não tenha os sons desejados e quer saber quais apps podem te ajudar facilmente nessa tarefa, clique aqui e descubra quais são os 7 melhores aplicativos para baixar música no Android.


Depois de já ter as músicas que vão ser utilizadas como toque em seu smartphone, siga o seguinte passo a passo:

  1. Vá ao contato que você deseja modificar o toque e selecione a opção “Editar” (tal ação pode variar dependendo do modelo do celular. O principal é acessar o campo que permite editar as configurações do contato);
  2. No campo de edição, procure e acesse o tópico “Toque”;
  3. Na janela que apresenta as possíveis seleções de som, procure o ícone que leve à “Biblioteca de música” ou à pasta em que está o futuro toque do seu contato.


  1. Ao acessar a pasta em que os sons baixados foram salvos, selecione o artista e a música desejada;
  2. Quando a música pretendida for selecionada, ela irá automaticamente para a lista em que estão os toques padrões do seu celular. Clique em “Pronto” para finalizar a escolha;
  3. Por fim, o toque já aparecerá na janela de informações do contato. Basta concluir a modificação para que a personalização seja efetivada.

Agora, você só precisa acessar o campo de edição de cada número que você deseja modificar o toque, repetindo todo o procedimento para “organizar sonoramente” a sua lista de contatos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.