Steam: como fazer o modo offline funcionar de verdade

Imagem de: Steam: como fazer o modo offline funcionar de verdade

Usar o modo offline do Steam deveria ser fácil, mas a realidade não é simples assim. Afinal, ele não funciona se houver alguma atualização disponível ainda não instalada, se o game que você quiser jogar nunca tiver sido aberto no PC e se suas credenciais de acesso não estiverem salvas. Embora pareça uma opção irrelevante, esse modo pode ser útil quando você for viajar ou ficar sem acesso à internet, por exemplo.

Pré-requisitos

  • Steam instalado.

Faça você mesmo

Para que o modo offline do Steam funcione, você precisa seguir os passos deste tutorial enquanto ainda estiver online. Primeiramente, marque a caixa que faz o programa lembrar o seu login e entre no serviço.

Acesse Exibir > Configurações.

Na aba “Conta”, tenha certeza de desativar a opção “Não salvar credenciais de conta neste computador”.

Agora, abra sua biblioteca de jogos e certifique-se de que todos os títulos que você pretende jogar estão completamente baixados e atualizados.

Além disso, quando tudo estiver transferido, execute todos os games que serão executados offline, de modo a permitir a liberação das proteções DRM de cada jogo.

Depois de completar os passos acima, enquanto ainda estava online, use a opção Steam > Ficar offline....

Uma janela de confirmação é exibida. Então, selecione “Reiniciar no modo offline”.

Para ficar online, acesse Steam > Ficar online....

Selecione a opção “Reiniciar e ficar online” na janela de confirmação aberta.

Caso você tenha executado os passos acima, mas não tenha ativado o modo offline e esteja sem conexão com a internet, o Steam pode ficar tentando se conectar sem sucesso e não deixar você habilitar o modo offline. Nessa situação, abra o Menu Iniciar e encontre “Exibir conexões de rede”.

Clique com o botão direito sobre sua conexão atual e selecione “Desativar”. Isso deve fazer o Steam reconhecer automaticamente que você está offline e oferecer a opção.

Entretanto, se você não tiver tempo de habilitar o modo offline antes de realizar os passos deste tutorial, ainda há uma chance de você jogar pelo Steam. Se o game que você quiser executar for indie ou de um desenvolvedor não muito grande, pode ser que ele não tenha DRM para impedi-lo de ser executado manualmente.

Nesse caso, simplesmente abra a pasta do Steam no sistema, encontre o local em que está instalado o título desejado e execute o arquivo executável que tenha o nome do game. No Windows 7, por exemplo, os games são instalados em C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.