Windows Phone 8: as novidades que você ainda não viu

Imagem de: Windows Phone 8: as novidades que você ainda não viu

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Você acompanhou pelo Tecmundo todos os detalhes apresentados pela Microsoft sobre o Windows Phone 8, incluindo a nova interface, o sistema multitarefas e a conectividade NFC. Mas o novo sistema operacional móvel da empresa tem muito mais novidades que não receberam destaque na conferência de duas horas – algumas funções que eram alvos de boatos desde o final do ano passado, mas que tiveram presença confirmada só recentemente.

Todas essas novidades foram revelados por Paul Thurrott, uma fonte ligada à Microsoft que não quer deixar nada por debaixo dos panos, entre gerenciamento de dados, integração com outros aparelhos e computação em nuvem.

DataSmart

O Windows Phone 8 tem um sistema totalmente novo para monitorar o uso de dados no aparelho. Se você encheu o tablet ou smartphone de aplicativos ou músicas, é função do DataSmart avisar quantos MBs estão livres para uso a partir de um ícone da interface Metro.

(Fonte da imagem: Reprodução/WinSuperSite)

Ele ainda pode criar um plano de limitação de tráfego para o Internet Explorer e alguns aplicativos, caso você queira economizar em memória ou bateria. Por fim, o aplicativo ainda encontra e se conecta automaticamente com redes Wi-Fi próximas.

Experiência fora da tela

Essa novidade começou com a conferência da Microsoft na E3, que apresentou o SmartGlass, capaz de conectar o Xbox 360 a um tablet para controlar aspectos de jogos e obter informações especiais – e a experiência se expande para o Windows 8, o Windows Phone 8 e o Windows RT.

A função vai ainda mais além: será possível controlar o smartphone pelo PC a partir de um aplicativo que sincroniza ambos os aparelhos. Acessar e adicionar conteúdos ao gadget pode ser feito sem o uso de cabos, a partir da rede configurada ou do próprio NFC.

SkyDrive

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

O sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft chega com tudo ao Windows Phone 8, integrado com praticamente todas as funções do aparelho. Entre as possibilidades, você poderá salvar arquivos e acessar músicas e vídeos que estejam guardados no serviço.

Algo similar também está presente no Internet Explorer 10, que usa um servidor com base na tecnologia em nuvem, economizando em memória e uso de banda.

Tudo conectado

A personalização de serviços da empresa foi intensificada no Windows Phone 8: a busca e os mapas do Bing, fora o Local Scout, vão fornecer informações em tempo real sobre onde você está atualmente.

O Windows Marketplace, a loja virtual de aplicativos, também ganha cara nova, com uma navegação mais dinâmica. Suas buscas pela internet serão analisadas e convertidas em sugestões de downloads.

Câmera

(Fonte da imagem: Reprodução/LiveSide)

Fora os aplicativos VoIP, a câmera digital também recebe integrações: qualquer desenvolvedora pode criar aplicativos ou extensões que façam uso ou adicionem novidades à função. Esses programas são acessados quando você seleciona o ícone de fotografia e podem conter filtros e editores, por exemplo.

Fontes: LiveSide, WinSuperSite

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.