Atenção! A matéria a seguir trata dos acontecimentos do filme Star Wars: O Despertar da Força, incluindo GRANDES SPOILERS sobre a trama. Portanto, continue a ler o texto apenas se você já conferiu o filme nos cinemas.

Fonte da imagem: Divulgação/Disney, Lucasfilm

Star Wars: O Despertar da Força chegou aos cinemas para saciar a expectativa dos fãs que aguardam há anos por uma nova (e digna) aventura da saga. Mas ao mesmo tempo em que correspondeu aos anseios do público, o longa trouxe também uma nova série de perguntas sobre o futuro da narrativa.

Abaixo, reunimos alguns dos principais questionamentos deixados pelo sétimo capitulo da saga, muitos dos quais esperamos que sejam respondidos nos próximos filmes da franquia. Confira se suas perguntas também estão na nossa lista:

1. Afinal, quem é Rey?

A maior dúvida que O Despertar da Força deixa é sobre a protagonista no centro da aventura. O longa mostra que a Força está presente em Rey, e sabemos que seus pais a deixaram ainda criança no planeta Jakku. Mas quem são seus pais? Muitos acreditam que Rey é, na verdade, filha de Luke Skywalker (mas e então, quem é a mãe?).

Fonte da imagem: Divulgação/Disney, Lucasfilm

Isso explicaria, por exemplo, a conexão que Rey sente ao tocar pela primeira vez o saber de luz de Luke. Mas isso implica ainda em outros problemas, como o fato de Rey não reconhecer Leia e Han Solo, ao mesmo tempo em que eles também não comentam nada sobre Rey ser filha de Luke (se ela fosse a sobrinha do casal, eles a reconheceriam, não é mesmo?). Pode ser então que Rey tenha uma história de origem totalmente diferente e sem a linhagem Skywalker. Será?

2. Luke volta para lutar?

No final do filme, Rey finalmente encontra Luke e entrega o seu sabre de luz, em um claro convite para o Jedi se juntar na luta contra o exército da Primeira Ordem. Mas será que Luke retorna com Rey para combater o Lado Sombrio?

Fonte da imagem: Divulgação/Disney, Lucasfilm

Muitos se perguntam se o sentimento de culpa por Kylo Ren ter cedido ao Lado Sombrio é a verdadeira razão para o exílio de Luke, ou se o último Jedi tem outros motivos para se esconder. Quem sabe ele sente também uma tentação pelo Lado Sombrio (como vimos em O Retorno de Jedi)? Ou será que o exílio faz parte de uma tentativa do mestre Jedi de equilibrar a Força?

3. Quem é o Líder Supremo Snoke?

Um dos grandes mistérios que continua sem resposta é sobre o Líder Supremo Snoke. Pouco descobrimos sobre o personagem a não ser por suas aparições holográficas comandando a Primeira Ordem e mostrando conhecimento do Lado Sombrio da Força (não necessariamente mostrando seu poder na prática).

Fonte da imagem: Divulgação/Disney, Lucasfilm

Snoke tem uma participação muito parecida com o do Imperador nos primeiros filmes da saga, com tempo limitado de tela, aparecendo sempre distante dos eventos principais, como alguém que lidera os acontecimentos nos bastidores. Mas quem é ele? E por que ele quer ressuscitar o Lado Sombrio da Força?

4. Como Leia vai lidar com seu filho?

Um dos eventos mais chocantes de Star Wars: O Despertar da Força é a morte de Han Solo pelo sabre de luz de Kylo Ren (conhecido anteriormente como Ben Solo!). A morte de Han abalou Leia, que sentiu a luz de seu amado parceiro se “apagar” durante a missão. Mas como será que a General vai lidar com isso?

Fonte da imagem: Divulgação/Disney, Lucasfilm

Vale lembrar que seu filho matou o próprio pai, depois que ela mesma pediu para Han trazer o filho para casa. Leia continuará liderando a Resistência e combatendo Kylo Ren? Ou o medo, o luto, a raiva e a tristeza vão abalar a antiga Princesa? E ainda nos questionamos: por que Leia nunca foi treinada na Força?

5. Capitã Phasma, Poe Dameron e Finn retornam?

Star Wars: O Despertar da Força trouxe vários novos personagens para a saga, alguns deles que conquistaram rapidamente os fãs (como o droide BB-8, que já nasceu clássico!). Apesar disso, ficamos com a impressão de que nem todos tiveram suficiente tempo de tela. Talvez o caso mais crítico seja da Capitã Phasma, interpretada por Gwendoline Christie, e que teve curtíssimas aparições, deixando os espectadores querendo ver mais da vilã.

Fonte da imagem: Divulgação/Disney, Lucasfilm

O piloto Poe Dameron, vivido por Oscar Isaacs também teve uma participação reduzida, mas felizmente ele, assim como Gwendoline, estão confirmados nos próximos filmes. Finn também deve retornar, mas ficamos em dúvida sobre o estado de saúde do personagem depois de ser atingido na coluna pelo sabre de luz de Kylo Ren.

Outros coadjuvantes que deixam questionamentos em O Despertar da Força são: Lor San Tekka (Max von Sydow) e sua conexão com Leia e Kylo Ren; Maz Kanata (Lupita Nyong'o) e como ela conseguiu o sabre de luz de Luke Skywalker; e os Cavaleiros de Ren e como eles recrutaram Ben Solo?