Firefox Australis ganha versão pré-Alpha

Imagem de: Firefox Australis ganha versão pré-Alpha

(Fonte da imagem: Reprodução/arstechnica)
Ao que parece, a Mozilla continua a trabalhar ininterruptamente em novos designs para o Firefox. A bola da vez é a nova Australis, interface que pretende focar em decisões estéticas comuns às várias plataformas atendidas pelo navegador. Atualmente em sua versão “Nightly” (pré-Alpha), o browser apareceu com abas arredondadas e várias modificações em seus botões de funcionalidades mais comuns.

Quanto à decisão de remover as caixinhas angulosas das abas, realmente não há muito segredo: trata-se de uma “inspiração” óbvia no Google Chrome. Além disso, o tamanho “físico” das abas também foi reduzido, permitindo que um número maior seja aberto antes que o limite seja atingido. Também as abas inativas ganham modificação, passando a integrar o background do programa — cuja visibilidade, ao que parece, dependerá do seu papel de parede.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mozilla)

Ademais, o navegador também passará a trazer uma companhia para o solitário botão “Back” — o mais do que bem-vindo (sem falar logicamente necessário) “Forward”. Já os botões “Start Page” e “Bookmarks”, embora ainda estejam localizados na porção direta do navegador, tornam-se agora parte do pano de fundo — e não mais botões clássicos, em formato de caixas, decisão que certamente deixa tudo um tanto mais “limpo”, por assim dizer. Naturalmente, a influência do Chrome ainda é óbvia.

Vale lembrar, entretanto, que a “unificação” proposta por meio do Australis não pretende necessariamente homogeneizar os visuais em toda a linha do Firefox. Na verdade, a ideia é simplesmente reforçar, através do layout, certos pontos “em comum”, capazes de transmitir a ideia de que se trata, em última análise, do mesmo navegador. Caso você queira tentar a sorte com a versão prévia da última atualização do navegador, clique aqui.

Fonte: arstechnica, Slash Gear

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.