Veduca: site mostra videoaulas de Harvard e Yale em português

Imagem de: Veduca: site mostra videoaulas de Harvard e Yale em português

Página inicial do Veduca (Fonte da imagem: Reprodução/Veduca)
O termo “OpenCourseWare” (cursos de código aberto) é familiar para você? Se ainda não, saiba que é bom ficar de olho nas possibilidades que esta simples expressão pode trazer. Ela caracteriza um movimento estrangeiro que utiliza a internet como meio de disponibilizar videoaulas gravadas em faculdades de renome, como Harvard, MIT e Princeton.

Até então, o único problema para nós, brasileiros, é que tais conteúdos até estavam ao nosso alcance, mas apenas em inglês. E foi nesse ponto que o site Veduca, criado pelo engenheiro Carlos Souza, melhorou as perspectivas — o domínio já disponibiliza, até o momento, quase cinco mil videoaulas de 212 cursos.

Página de Harvard apresenta as videoaulas traduzidas para o português (Fonte da imagem: Reprodução/Veduca)
O site também já agrupa aulas de 11 grandes universidades estrangeiras, como Yale, Stanford e Columbia, além de quase 90 milhões de visualizações. Caso você esteja se perguntando o preço por tal acesso, saiba que a melhor parte vem agora: tudo é oferecido gratuitamente.

Em uma entrevista à revista Galileu, o engenheiro afirmou que o Veduca quer “democratizar a educação de alta qualidade”. Tal empreitada foi levada a sério por Souza, que abandonou o trabalho em uma multinacional para investir nessa ideia.

Democratizando a educação

O “OpenCourseWare brasileiro” teve início em fevereiro deste ano e quer atender aos 66% de internautas brasileiros que utilizam a web atrás de materiais educativos.

Ainda segundo Souza, o Veduca poderá beneficiar, especialmente, três grupos: universitários, profissionais formados e professores. Mas, em geral, qualquer um que tenha interesse e acesso à internet tem a possibilidade de aprender algo novo com as aulas, a qualquer hora do dia e com conteúdos de qualidade.

O site oferece as notícias internacionais acompanhadas com videoaulas explicativas (Fonte da imagem: Reprodução/Veduca)
O próximo passo do Veduca é a publicação de videoaulas de universidades brasileiras — e as parcerias já estão no caminho de serem fechadas. Mas, até lá, vale muito a pena conferir o conteúdo já disponível no site. Você pode filtrar os assuntos de seu interesse a partir dos nomes das universidades, professores ou cursos. Além disso, o domínio oferece as notícias internacionais da semana juntamente com videoaulas explicativas para cada caso.

E, se você curtiu a ideia e gostaria de poder ajudar de alguma forma, saiba que existe no site o tópico “legenda colaborativa” que, segundo Souza, permite que “qualquer internauta com conhecimento em inglês (e, de preferência, alguma bagagem no assunto tratado) poderá ajudar a democratizar a educação”. Um bom exemplo de como a internet pode ser usada para trazer, além de diversão, acesso e conhecimentos mais igualitários.

Fonte: Galileu e Veduca

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.