Star Wars ganha um novo capítulo nesta semana com a estreia nos cinemas de O Despertar da Força. Há, porém, muita história na criação da saga desde o primeiro filme de 1977. Desde que se tornou esse fenômeno cultural, a franquia tem atraído o interesse dos fãs que querem saber todos os detalhes sobre este universo.

Diversos relatos dos bastidores já revelaram, no passado, muitas curiosidades sobre as produções, como as inspirações de George Lucas para a criação dos personagens e seus nomes. Em um vídeo de nosso site parceiro Mega Curioso, você pode rever algumas dessas passagens interessantes sobre a história da saga:

Já na listagem abaixo, reunimos outros 10 fatos e curiosidades sobre os bastidores dos primeiros episódios de Star Wars, incluindo criativos truques de efeitos práticos e atores que foram considerados para viver personagens clássicos como Han Solo e Anakin Skywalker. Confira:

“Estou com um mau pressentimento”

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

A fala mais repetida da saga é “Estou com um mau pressentimento sobre isso”. A tradição começou com Luke Skywalker e Han Solo em Uma Nova Esperança, e depois seguiu com Leia em O Império Contra-Ataca, e com C-3PO em O Retorno de Jedi. Nas prequels, Obi-Wan solta a frase nos Episódios I e III, enquanto Anakin diz a fala no segundo Episódio.

A Força do Cristal?

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

Inicialmente, a ideia de Força estava relacionada ao poder um cristal, chamado “Kyber Crystal” nas etapas iniciais do roteiro de Uma Nova Esperança. Apenas posteriormente Lucas mudou o conceito da Força para uma energia que cerca todos os seres e criaturas vivas da galáxia.

Chewbacca de bermudas

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

De acordo com o ator Mark Hamill, executivos do estúdio não estavam contentes com o fato de Chewbacca estar, essencialmente, pelado em cena, e consideraram vestir com wookie pelo menos com bermudas. Para nossa sorte, a ideia não foi adiante.

Jack Nicholson como Han Solo?

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

Han Solo teve diversas fases de desenvolvimento durante a pré-produção de Uma Nova Esperança (como vimos no vídeo acima), mas é também curioso que outros atores foram considerados por Lucas para o papel, incluindo Jack Nicholson, Nick Nolte e Christopher Walken.

Asteroides criativos na galáxia

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

A sequência de O Império Contra-Ataca em que a Millennium Falcon foge das tropas imperiais se escondendo entre asteroides foi criada, na verdade, com criativas soluções de efeitos práticos. De acordo com a equipe, um dos asteroides era um sapato, enquanto outro era uma batata.

Yoda: inspiração em Albert Einstein

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

A pessoa que serviu de inspiração para a criação de Yoda (apresentado em O Império Contra-Ataca) foi o físico Albert Einstein. De acordo com o diretor Irvin Kershner, a sabedoria do teórico está expressa especialmente através dos olhos do Mestre Jedi.

Benicio Del Toro deveria interpretar Darth Maul

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

O ator Benicio Del Toro foi escalado inicialmente para interpretar o vilão Darth Maul em A Ameaça Fantasma, mas abandonou a produção depois que George Lucas eliminou grande parte das falas do personagem. Ray Park substituiu Del Toro no longa, e diz apenas três frases no filme.

Clones totalmente digitais

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

Em A Vingança de Sith, todos os clones que aparecem em cena são criações totalmente digitais, e nenhuma peça de figurino foi fabricada para esses personagens na produção. O longa foi o que mais abusou dos efeitos visuais, mas foi o único da saga Star Wars a não ser indicado ao Oscar nesta categoria.

Outros atores testaram para Anakin

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

Hayden Christensen conquistou o papel para viver o jovem Anakin Skywalker nos Episódios II e III de Star Wars, mas outros atores famosos foram testados para a saga, incluindo Paul Walker, Colin Hanks, Ryan Phillippe e Jonathan Brandis.

Contagem de corpos

Fonte da imagem: Reprodução/Lucasfilm

A Vingança de Sith é o longa da franquia com a maior quantidade de mortes em cena da franquia, com um total de 115 ocorrências. Esse total, porém, desconsidera os milhares de mortos na explosão do planeta Alderaan em Uma Nova Esperança. Em contrapartida, o longa com a menor contagem de corpos é O Império Contra-Ataca, com apenas 30 mortes.

Veja também: Retrospectiva Star Wars: relembre os principais acontecimentos da saga