Softwares brasileiros: evolução e interação

Imagem de: Softwares brasileiros: evolução e interação

É muito comum que a equipe de redação do Baixaki teste um ou outro software brasileiro. Nem todos são grandes destaques, entretanto alguns realmente prendem nossa atenção. Resolvemos criar este artigo para mostrar alguns softwares desenvolvidos por brasileiros, os quais são voltados especialmente para o público nacional.

Sistemas operacionais made in Brazil

Usuários que utilizam o Linux certamente já conhecem ou ao menos já ouviram falar do Kurumin. Este sistema operacional foi desenvolvido por Carlos E. Morimoto e a equipe do Guia do Hardware (confira tudo sobre o Kurumin clicando aqui). O sistema revolucionou muito, pois facilitou a vida dos usuários que ainda não conheciam o Linux. O Kurumin trouxe os chamados “ícones mágicos” que facilitavam a instalação de aplicativos e drivers no sistema.

Outro sistema operacional brasileiro de sucesso foi o Kalango. Este SO também era baseado no Linux, mais precisamente no Kubuntu (enquanto que o Kurumin era baseado no Knoppix e no Kanotix). Apesar de todas as lutas, os dois sistemas operacionais acabaram no esquecimento, o que deu surgimento a um terceiro sistema.

O Kurumin NG foi o último suspiro do Kurumin e do Kalango, contudo ele também não teve grande sucesso. A versão NG do Kurumin durou poucos meses e acabou por falta de incentivo e devido à grande quantidade de críticas. Evidentemente, esses três sistemas são baseados no Linux, fator que provavelmente deixa qualquer brasileiro meio receoso. Infelizmente os projetos acabaram, mas com certeza eles ainda são considerados grandes feitos da indústria de softwares brasileira.

Brazip – Compactando arquivos para os brasileiros

Entre os programas mais famosos criados por brasileiros, temos o Brazip. O aplicativo é uma ótima opção para quem não quer utilizar o WinRAR e o WinZip. Reconhecido mundialmente e famoso por unir boa performance com um visual moderno, o Brazil é um aplicativo criado para brasileiros extraírem seus arquivos.

Compactador brasileiroHá quem critique o software, dizendo que ele é muito complexo. Há também quem não queira experimentar o Brazip, devido ao simples fato do programa ser brasileiro. Contudo, a grande maioria que utiliza o aplicativo não se arrepende, porque ele fornece ótimos recursos e não deixa a desejar se comparado a outros programas do gênero.

DreaMule - O nosso eMule

O eMule sempre foi um ótimo software de compartilhamento, todavia ele nem sempre agradou a todos os públicos. Pensando nisso, uma equipe de brasileiros criou um eMule especial, o DreaMule. Este aplicativo promete ser idêntico em muitos aspectos ao programa original, mas também tem a proposta de aumentar significativamente a velocidade dos downloads.

Software nacional para downloads

Uma coisa é certa, o DreaMule funciona e com certeza é um dos aplicativos de P2P mais rápidos. Claro que o software não é perfeito, mas ele consegue atender as exigências dos brasileiros. O programa já tem um longo tempo de mercado, sendo que é utilizado por usuários brasileiros e estrangeiros. Se você ainda não testou o DreaMule, talvez essa seja a hora perfeita para conferir um aplicativo nacional de qualidade.

Taikodom - Um game de primeira feito no Brasil!

Muita gente duvida da capacidade dos brasileiros, mas em Taikodom fica bem claro que em nosso país existem desenvolvedores profissionais. O game se passa no espaço e é uma mistura de estratégia e administração com simulação de combate em naves espaciais. Em Taikodom, o jogador é desafiado a pilotar sua nave e ainda estabelecer relações de negócio pelo espaço. O game possui gráficos impressionantes e certamente é um dos MMOs mais jogados da atualidade.

Um ótimo game feito no Brasil

Abaixo você confere um trailer que mostra um pouco sobre o jogo Taikodom.

Vimus – Surpreendente!

O Baixaki testou recentemente o programa Vimus. Não divulgamos o aplicativo, porque na verdade ele não tem uma grande utilidade. Todavia, ficamos surpresos com a interatividade que o aplicativo proporciona. O software foi desenvolvido pelo nordestino Jarbas Jácome, um estudante que criou o software como trabalho de conclusão no curso de Ciência da Computação na Universidade de Pernambuco.

O Vimus é um aplicativo que permite utilizar uma webcam e um microfone de tal forma que o usuário consegue interagir com o computador. Movimentos que você faz com as mãos alteram a imagem capturada através webcam. Você também pode utilizar o microfone para criar efeitos na tela. Por exemplo: é possível adicionar uma folha de papel virtual (através do programa) e ao assoprar no microfone, a folha se move como se o usuário estivesse realmente assoprando ela.

Para quem tiver interesse no programa, ele pode ser baixado através deste link. Vale frisar que o aplicativo não possui interface, fator que força o usuário a utilizar atalhos para adicionar efeitos e modificar a imagem capturada pela câmera.

O Brasil lá fora...

Além de softwares desenvolvidos nacionalmente, os desenvolvedores brasileiros estão trabalhando em diversas partes do mundo. Existem programadores trabalhando em vários países, até mesmo em companhias que desenvolvem games. E não desenvolvemos apenas programas e jogos, mas o Brasil tem pessoas com grandes ideias, afinal, a ideia principal do Project Natal nasceu de um brasileiro (Alex Kipman) e teve este nome em homenagem a cidade brasileira. Abaixo tem um vídeo mostrando como funciona o Project Natal.

Atualmente, existem aplicativos brasileiros espalhados pelo mundo todo. A grande maioria dos programas é voltada para empresas, sendo que são aplicativos específicos que funcionam maravilhosamente bem para determinadas funções. Infelizmente não temos grandes softwares como o Adobe Photoshop ou o Microsoft Windows, porém somos um país capaz de criar programas de qualidade.

Preconceito com os softwares brasileiros

Ao criar este artigo, o Baixaki conseguiu visualizar a boa intenção de muitos programadores e o grande empenho que muitos fazem para que nosso país tenha softwares de qualidade. Claro que, muita gente não liga para isso e possui um grande preconceito com os softwares nacionais. Contudo, queremos mostrar que nosso país tem um grande potencial, basta visualizar que estamos entre as 10 potencias mundiais de criação de software para perceber que temos chances de competir com outros países.

Você sabe de mais algum software ou jogo brasileiro que mereça destaque? Gosta de algum dos programas que citamos aqui? Comente sobre nossa indústria, deixe sua opinião a respeito.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.