Gmail: como enviar mensagens automáticas

Imagem de: Gmail: como enviar mensagens automáticas

Se você utiliza bastante o email, já precisou passar alguns dias afastado dele em algum momento — seja por estar de férias, viajando a trabalho ou mesmo por desejar dar um tempo da vida virtual —, certo?

Nesses momentos, para não se preocupar em deixar seus contatos no “vácuo” e sem reposta, é possível utilizar um serviço bastante útil do Gmail — o envio de mensagens automáticas configuradas por você.

Assim, quando qualquer pessoa entrar em contato via email no seu período “offline”, o Gmail encaminhará a mensagem gravada ao remetente — trazendo mais praticidade (e menos preocupação) à sua vida virtual. Além disso, este serviço pode ser configurado por meio de poucos e simples passos. Confira:

Faça você mesmo

Em um primeiro momento — já conectado à sua conta do Gmail —, você deve selecionar o símbolo de engrenagem, no canto superior direito da janela, e, em seguida, clicar em “Configurações”.

No campo das “Configurações”, na aba “Geral”, vá ao tópico “Resposta automática de férias” e clique na opção “Resposta automática de férias ativada”.

Abaixo da opção, estão alguns campos que devem ser preenchidos para configurar o aviso automático da forma que você preferir:

  1. Neste espaço, você deve definir o dia em que as mensagens automáticas começarão a ser enviadas e o dia de término (que é opcional).
  2. Você também pode escrever o “título” da mensagem — que aparecerá no campo “Assunto” do email — e o conteúdo dela.
  3. Caso você queira enviar a mensagem apenas às pessoas que você possui em sua lista de contatos — evitando que estranhos saibam da sua ausência —, basta selecionar o tópico “Enviar resposta apenas às pessoas que estão nos meus contatos”.

Para finalizar, basta clicar no botão “Salvar alterações”, localizado no final da janela. Agora, aqueles que entrarem em contato com você receberão sua mensagem automática.

Além de programar a data final do funcionamento do email automático, você também pode desativá-lo na página inicial do Gmail — sem precisar entrar no menu de “Configurações”. Para isso, basta ir à mensagem que aparecerá na parte superior da janela e selecionar a opção “Finalizar agora”.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.