iOS 6: novos mapas, Siri turbinada, centro de notificações e muito mais

Imagem de: iOS 6: novos mapas, Siri turbinada, centro de notificações e muito mais

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A próxima versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 6, é mais uma das novidades da Apple durante o WWDC 2012. A apresentação detalhou a série de melhorias recebidas, que incluem uma série de novidades para o assistente de voz, um sistema de mapas que substitui o do Google, integrações com o Facebook e muito mais. Confira os tópicos:

Super Siri

O assistente de voz Siri, que estreou no iPhone 4S ainda sob algumas desconfianças, agora parece pronta para ajudar o consumidor em qualquer hora. A apresentação da Apple mostrou que o aplicativo vai além de respostas superficiais, sendo capaz de falar sobre esportes (mostrando estatísticas completas de um jogador ou placares de campeonatos), bares ou restaurantes (é possível até fazer reservas nos EUA) e cinema (as buscas acompanham críticas de sites como o Rotten Tomates).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O serviço, que também chegará ao iPad, ainda executa aplicativos e faz postagens em redes sociais como o Twitter, tudo via comandos de voz.

Eyes Free

Uma extensão dos comandos de voz foi anunciada em parceria com uma série de montadoras de automóveis: o Eyes Free, que permite a navegação no aparelho sem tirar os olhos da estrada. O lançamento deve ocorrer até junho de 2013.

Novos idiomas

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Novos países foram incluídos na rede de idiomas suportadas pelo sistema operacional. Mandarim, cantonês, italiano e outras línguas não servirão só para traduzir menus, mas para buscas locais. O Brasil, entretanto, não foi mencionado.

Facebook

A rede social mais famosa do mundo é uma aposta forte da Apple, que apresentou várias novidades de integração do site com o iOS 6 e o Mac OS X. Tudo o que você fizer poderá ser postado no Facebook com apenas um toque, de localização em mapas a compartilhamento de conteúdos.

Há ainda uma integração com a App Store: você pode “curtir” aplicativos, músicas ou filmes comprados, por exemplo, além de fazer com que contatos, eventos e aniversários mostrados na rede social apareçam diretamente no seu aparelho, em um centro de notificações.

Telefonia

O básico de um celular não foi esquecido. Sabe quando você não pode atender uma chamada e precisa avisar que vai retornar a ligação? Agora a Apple terá uma ferramenta especial (e automática) para isso. Há ainda um sistema chamado de “Não perturbe”, que registra chamadas e mensagens recebidas, mas sem emitir sons ou iluminar a tela. É possível personalizar isso: se a ligação se repetir, aí sim o aparelho é autorizado a acordar o dono.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O FaceTime também estará presente, agora suportando não só o Wi-Fi, mas também redes móveis, como 3G. Além disso, o número do telefone e o Apple ID para o serviço foram unificados: você pode responder chamadas via iPad ou Mac.

Safari

O navegador recebeu abas para o iCloud e serviços de leitura offline. Além disso, você pode navegar pela internet em tela cheia, com o aparelho na horizontal, e compartilhar fotos visualizadas no Safari para redes sociais e outros sites. Há uma nova integração com a App Store, com “botões inteligentes” que levam você direto para o download de aplicativos.

PhotoStream

Compartilhar fotos nunca foi tão fácil: com o PhotoStream o iOS 6 permite que você escolha a imagem e até quais amigos receberão o conteúdo. Tudo isso aparece em um álbum separado, que pode receber comentários – tudo igualzinho a uma rede social, mas exclusiva da Apple.

Comunicação

Agora, você pode ter uma lista de email VIP com aqueles contatos mais importantes e frequentes, que sempre serão destacados e terão tratamento especial em grupos de mensagens. Anexar fotos e vídeos agora é mais fácil, sendo feito direto da janela de texto.

Além disso, um aplicativo chamado Passbook foi adicionado para organizar passagens de embarque online, ingressos para shows ou cinema e cartões de loja. A geolocalização do aparelho deixa tudo ainda mais prático, indicando em que locais perto de você o serviço pode ser usado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

É possível, a partir de agora, desabilitar partes de aplicativos – função de acessibilidade para crianças com autismo, um público considerado grande pela Apple.

Mapas

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma das grandes bombas do evento: novos mapas no iOS 6, o que significa um adeus ao Google Maps. Há serviços de tráfego, que indicam onde há acidentes e congestionamentos (em integração com o Yelp!), além de uma comunicação direta com o Siri, que responde até mesmo onde há um posto de gasolina próximo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Os mapas são feitos a partir de modelos 3D de várias cidades ao redor do mundo, sem contar que há imagens via satélite renderizadas em tempo real.

Mais novidades

O sistema ainda apresenta várias melhorias isoladas: há melhores controles de privacidade, novos desafios no Game Center e um sistema para localizar seu iPhone perdido (quem achá-lo encontra no visor um número de telefone configurado por você, bastando ligar para ele para avisar que encontrou o aparelho).

Já nas mãos de desenvolvedores, o iOS 6 tem lançamento previsto para o outono norte-americano, entre os meses de setembro e novembro.

Fonte: Apple

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.