Como usar o Ice Cream Sandwich no computador

Imagem de: Como usar o Ice Cream Sandwich no computador

Você já usou o Android Ice Cream Sandwich? Se você não tem um aparelho com esse sistema operacional, porém deseja saber como ele funciona, pode pelo menos testá-lo usando o seu computador.

Basta ter instalado na sua máquina um emulador de sistemas operacionais, como o VirtualBox. Se você ainda não tem este aplicativo no seu PC, clique aqui para baixar, pois ele é necessário para fazer rodar a máquina virtual com o Android Ice Cream Sandwich.

Instale o ICS usando o Virtual Box

Com o VirtualBox instalado, você precisa abrir nele um arquivo que emula o sistema operacional móvel da Google na sua máquina. Clique aqui para baixar esse documento, que vai ocupar 88 MB de espaço no seu disco.

Com o arquivo já descompactado no seu PC, abra o documento “Android-v4”, que possui o ícone azul — existem outros com o mesmo nome, porém com ícones vermelhos. Veja a imagem a seguir para saber qual deles você deve executar:

Abra este arquivo para iniciar o ICS no VirtualBox (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Isso abre automaticamente o aplicativo VirtualBox no seu computador e adiciona o Android Ice Cream Sandwich para a lista de máquinas virtuais disponíveis. Se você já usa outros sistemas operacionais através desse sistema, já sabe como ele funciona: você roda o SO diretamente dentro do VirtualBox, em uma janela separada.

Para fazer isso, encontre o item “Android-v4” na lista do emulador e clique em “Start”. Uma nova janela é aberta, e você precisa esperar o sistema ser carregado. Se necessário, autorize o Virtual Box a abrir a nova máquina virtual e, em alguns instantes, uma tela como esta deve aparecer:

Tela de login do Ice Cream Sandwich (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O sistema operacional da Google no seu computador

Pronto! Agora você pode mexer um pouco no Android Ice Cream Sandwich mesmo sem ter um smartphone compatível com ele. Por ser apenas uma versão emulada, esse sistema não contém todas as funções nativas, não faz ligações e nem possui uma conta no Google Play.

Sendo assim, não é possível baixar e instalar novos aplicativos, por exemplo. Nós testamos a instalação de um jogo diretamente com um arquivo APK (que não é baixado pelo Google Play, e sim por fontes externas) e mesmo assim ele não funcionou. Porém, o desenvolvedor garante que é possível fazer isso, basta configurar um cartão SD virtual. Nesta página você pode conseguir suporte de outros utilizadores (fórum em inglês).

Você pode navegar pela internet usando a conexão do seu computador, testando como os sites são vistos na sua versão móvel — usando esse navegador, as páginas são abertas como se você realmente estivesse usando um celular ou tablet com o Android ICS. Se você pretende aperfeiçoar o seu site para esse tipo de visualização, esta é uma maneira simples de testá-lo.

Visualize a versão mobile dos sites usando o navegador do Android ICS. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O uso do Android Ice Cream Sandwich através deste emulador é bastante limitado, porém é interessante para quem deseja testar o mais recente sistema da Google e ver, por exemplo, como o seu site é aberto no browser nativo dos aparelhos com esse SO. Para desinstalá-lo, basta remover a máquina virtual do emulador e apagar os arquivos do seu computador.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.