Gmail: como organizar as suas mensagens por tamanho

Imagem de: Gmail: como organizar as suas mensagens por tamanho

Apesar de poucas pessoas realmente terem chegado ao limite de espaço de armazenamento no Gmail, ele existe. Se você faz parte desse grupo de pessoas que conseguiu lotar a sua caixa de emails, este tutorial pode ser muito útil.

O Gmail não fornece uma ferramenta que permita que você separe as suas mensagens por tamanho, e alguns aplicativos prometem fazer isso por você, porém é preciso fornecer acesso irrestrito ao seu email. Se você não quer fazer isso, pode usar uma ferramenta que já tem os seus dados de usuário: o próprio Google Docs.

Usando o Google Docs para limpar o Gmail

Seguindo esses passos, você é capaz de localizar no seu email todas as mensagens com mais de 1 MB de tamanho. A partir disso, é possível encontrar aquelas que estão ocupando mais espaço e apagar ou encaminhar para outra conta.

Este tutorial foi preparado pelo Digital Inspiration, e o script usado é fornecido por eles. Tudo o que você precisa fazer é uma cópia de uma planilha do Google Docs para a sua conta e seguir as instruções deste tutorial. Para criar essa cópia, clique aqui e aceite o pedido de autorização, de acordo com a imagem acima.

Espere aproximadamente um minuto para que um novo menu apareça nessa planilha: “Gmail (Click here)”. Clique neste botão e escolha a opção “Reset Canvas” para começar a utilizar o script.

De acordo com o código-fonte (que você pode ler aqui), não existe perigo em conceder permissão para que este script rode no seu Gmail, já que ele apenas garante acesso ao seu email para a sua própria conta do Google Docs. Ou seja, as suas informações nunca saem da sua área de segurança.

Encontre as maiores mensagens do seu Gmail

Depois de aceitar a permissão, clique em “Scan Mailbox” para começar a varredura no seu email, em busca das mensagens com mais de 1 MB de tamanho. Isso pode demorar um pouco, de acordo com o tanto de emails que você possui na sua caixa de entrada. Espere o tempo necessário até que a sua planilha contenha todos os itens encontrados.

Você pode ver o nome e email de quem enviou a mensagem, o assunto do email, a data de envio, o tamanho do anexo e um botão com o link direto para aquela entrada. Se você encontrar algo que deseja apagar, basta seguir o link e deletar, ou mesmo encaminhar, o conteúdo.

Essa é uma grande dica para que você gaste pouco tempo e consiga eliminar de maneira eficiente aquilo que está pesando mais na sua conta do Gmail. Essa planilha criada fica armazenada no seu Google Docs e você pode refazer a varredura sempre que necessário.

Fonte: Digital Inspiration

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.