As 5 armas alternativas mais impressionantes

Imagem de: As 5 armas alternativas mais impressionantes

A pólvora tem sido a principal responsável pelo poder das armas de fogo desde que foi inventada séculos atrás. Muitos avanços no material bélico aconteceram deste então, mas o pó explosivo ainda continua presente em quase todas as armas usadas na prática.

Porém, existem vários outros métodos capazes de lançar projéteis de forma bastante eficiente, sendo que muitos deles têm capacidade para, finalmente, aposentar a pólvora. Continue acompanhando este artigo especial do Tecmundo e confira algumas das armas alternativas mais impressionantes da atualidade.

Railgun

A primeira da nossa lista já é uma velha conhecida entre os jogadores dos games de tiro em primeira pessoa. No video game, a “railgun” costuma se destacar por oferecer muito poder de destruição com tiros preciso de projéteis que viajam a velocidades altíssimas.

Railgun fictícia mostrada no filme Transformers 2 (Fonte da imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

no mundo real, a railgun até é completamente concebível, mas alcançar os mesmos resultados mostrados na ficção tem se mostrado um desafio e tanto. A tecnologia não é nova, sendo que um protótipo até foi proposto pelos nazistas para uso na Segunda Guerra Mundial, mas ele não chegou a ser construído.

Este tipo de arma usa eletricidade em vez da explosão da pólvora para lançar projéteis. A ideia é simples: criar um forte campo eletromagnético ao redor de dois trilhos metálicos, sendo que o projétil age como um a ponte de ligação entre eles e é impulsionado para frente.

O grande problema a ser superado é suprir o dispositivo com toda a enorme quantidade de energia que ele precisa para fazer disparos na velocidade pretendida. Atualmente, a Marinha dos Estados Unidos tem conduzido um projeto que tem como objetivo desenvolver uma railgun completamente funcional para ser usada em navios (vídeo acima).

Coil gun (ou “Gaussgun”)

Assim como a railgun, a arma de bobina também utiliza um campo eletromagnético para lançar projéteis a uma grande velocidade, com a diferença de que usa bobinas ao longo de um cano. Este tipo armamento também é bastante explorado em video games e até conta com vários projetos reais, como o protótipo caseiro mostrado no vídeo abaixo.

Normalmente, coilguns usam grandes acumuladores de descarga rápida para alimentar as bobinas, como os capacitores de alta-tensão usados em TVs de tubo. Mais uma vez, o grande desafio é conseguir a enorme quantidade de energia requerida para acelerar o projétil, o que quase sempre envolve capacitores pesados e um bom tempo para a recarga antes de cada disparo.

Arma de vórtice

A arma de vórtice, também chamada de “vortex gun”, tem um propósito muito menos destrutivo. Este tipo de armamento não letal lança um anel de gás de alta velocidade em uma única direção.

Como o jato teria força suficiente apenas para derrubar uma pessoa sem causar lesões, várias forças policiais estudam empregar a arma de vórtice no controle de vândalos e multidões agressivas.

Laser incinerator

Armas lasers têm estado presentes na ficção desde o início do cinema, ainda assim, são poucos os produtos que realmente empregam a tecnologia como um armamento na prática. Mas isso pode mudar muito em breve.

Dois projetos com o investimento do Departamento de Defesa dos Estados Unidos têm como objetivo trazer o poder do canhão de laser para a realidade. O primeiro deles já está em fase experimental em navios da Marinha e, a princípio, o laser de 15 quilowatts seria usado para incendiar o motor de embarcações durante missões de apreensão. O objetivo final é estender o poder do laser para 100 kW, suficiente para causar um grande estrago em navios maiores.

(Fonte da imagem: Divulgação/BAE Systems)

O segundo deles envolve o mesmo conceito sendo aplicado no ar. A empreitada também já está em fase de testes práticos e tem como objetivo usar um laser montado em um Boeing 747 como sistema de proteção contra mísseis balísticos.

Raio solar da morte

Não chega a ser uma arma propriamente dita, mesmo assim, esse simples dispositivo constituído apenas por um espelho tem potencial para incendiar muitos objetos. A ideia é incrivelmente simples: um grande espelho côncavo que reflete toda luz solar coletada para uma pequena área de poucos centímetros

O resultado é um raio solar forte o suficiente para atear fogo em madeira quase que instantaneamente. Ainda não se tem notícias de projetos que podem transformar a ideia em uma arma, porém vários vídeos no YouTube demonstram como a “parabólica da morte” pode ser divertida, especialmente para os piromaníacos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.