Polícia de Londres testa nova tecnologia forense

Imagem de: Polícia de Londres testa nova tecnologia forense

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

A tecnologia dos filmes policiais está mais perto da vida real. Um novo equipamento utilizado pela Polícia Metropolitana de Londres consegue extrair informações de um aparelho de telefone em menos de 20 minutos. O Radio Tactic´s Aceso Kiosk consegue recuperar históricos de chamadas, fotos, vídeos, emails e dados das redes sociais dos aparelhos conectados. Além de telefones, o equipamento consegue recuperar dados de pendrives e dispositivos de GPS.

A nova tecnologia deverá aumentar muito a velocidade das investigações, isso porque até agora, os aparelhos precisavam ser enviados para um laboratório forense para serem examinados. Até o resultado sair, os suspeitos do crime já tinham saído de custódia.

Software consegue extrair informações confidenciais de iPhones

A empresa ElcomSoft desenvolveu um software similar ao Radio Tactic´s Aceso Kiosk. Apesar de ter o mesmo propósito, que é recuperar informações dos aparelhos de pessoas consideradas suspeitas, esse aplicativo foi desenvolvido para funcionar apenas com o iPhone.

O programa utiliza o iCloud – sistema de armazenamento em nuvem da Apple, que guarda todas as informações do aparelho automaticamente – para recuperar fotos, histórico de ligações, histórico de navegação na internet, mensagens de texto e emails dos suspeitos.

Apesar de proporcionar maior agilidade no momento da investigação, o aplicativo necessita do nome de usuário e senha do iCloud da pessoa para que possa recuperar as informações. Caso o suspeito não esteja disposto a fornecer esses dados, os policiais não terão como acessar a conta.

Fontes: The Verge, Gizmodo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.