Google Earth: como acessar informações meteorológicas

Imagem de: Google Earth: como acessar informações meteorológicas

O Google Earth é um dos aplicativos mais completos para visualizar a superfície do planeta com mais detalhes. Além de mapas detalhados e imagens de tirar o fôlego, o programa também oferece uma série de serviços para trazer informações mais completas a respeito de determinada localização.

Você pode, por exemplo, ver a previsão do tempo e outros dados meteorológicos de diversas regiões do planeta. É só modificando algumas configurações e adicionar certos plugins ao aplicativo da Google para ter uma grande quantidade de dados climatológicos ao alcance do mouse. Se você ficou curioso em saber como isso é possível, acompanhe o passo a passos abaixo.

Pré-requisitos

Para ter as informações meteorológicas em seu computador é preciso, antes de mais nada, ter o Google Earth instalado na máquina. Os plugins listados ao longo deste tutorial são desenvolvidos exclusivamente para a aplicação da Google, podendo não funcionar corretamente em outras aplicações.

O passo a passo

Temperaturas e previsões

O Google Earth possui diversos plugins e configurações que podem ser ativados conforme a necessidade de cada pessoa. Entre as opções, você encontra alguns itens que permitem exibir a temperatura de qualquer lugar do planeta.

Para ativar esses recursos, basta acessar a guia “Camadas”, presente mais à esquerda da tela do programa. Em seguida, expanda o item “Banco de dados principal” e marque a opção “Clima”. Feito isso, é só aproximar mais a visualização da cidade de deseja e aguardar alguns segundos para que as informações sejam mostradas.

Clicando sobre os dados mostrados, a previsão do tempo para os próximos dias é mostrada. Dessa forma é possível ter uma ideia de quais roupas levar caso você esteja planejando viajar para outro país.

Mais informações

A DAS (Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, disponibiliza uma série de plugins para o Google Earth. Com essas funcionalidades, você consegue visualizar informações sobre queimadas, precipitações, descargas elétricas, temperaturas na superfície do mar e outros dados.

Temperaturas no oceano

Os complementos estão no formato KMZ. Para utilizá-los no Google Earth, é só baixar os arquivos, clicar em “Abrir”, no menu “Arquivo” e selecionar o item desejado. O download dos plugins pode ser feito no site do DAS ou clicando nos links abaixo.

Precipitações

Queimadas

Descargas Elétricas

Temperatura na Superfície do Mar

Clorofila na Superfície do Mar

As ferramentas podem ser vistas no espaço “Lugares”, na coluna mais à esquerda da tela do programa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.