Microsoft retira a reprodução de DVDs no Windows 8

Imagem de: Microsoft retira a reprodução de DVDs no Windows 8

(Fonte da imagem: MixMck)

A Microsoft anunciou através do blog oficial do Windows 8 que o novo sistema operacional não contará mais com o Windows Media Center pré-instalado e também que o SO não reproduzirá mais DVDs.

A empresa retirou do novo Windows o suporte ao codec MPEG-2, que permite reproduzir a mídia no computador. Mas calma, nem tudo está perdido. Você poderá usar programas de terceiros para assistir seus filmes no Windows 8, como o VLC.

Outra opção será adquririr o Windows 8 Pro with Media Center, um upgrade que estará disponível para download na Windows Store. Ele virá com o Windows Media Center e codecs para tocar DVD e Blu-ray de forma nativa, além de codecs para sintonizar TV no PC.

Justificativas e garantias

A empresa apresentou três motivos para justificar a medida: o custo de licenciamento (há um gasto significativo com pagamento de royalties); a queda nas vendas de DVD no mundo todo; e o exponencial crescimento no uso dos serviços de streaming para assistir vídeos.

De qualquer maneira, a Microsoft assegurou que a mídia online será um foco no Windows 8. A empresa oferecerá suporte para os formatos H.264, VC-1, MP4, AAC, WMA, MP3, e PCM. Além disso, os codecs Dolby Digital Plus também serão suportados – mas estranhamente não poderão ser usados em DVDs e Blu-rays.

Fonte: Building Windows 8

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.