Novo microscópio eletrônico permite a visualização 3D em tempo real

Imagem de: Novo microscópio eletrônico permite a visualização 3D em tempo real

(Fonte da imagem: Reprodução/Tech-On!)

De acordo com uma notícia publicada pelo site Tech-On!, a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão desenvolveu o primeiro microscópio eletrônico de varredura que permite que imagens 3D sejam capturadas em tempo real.

Embora não seja nenhuma novidade produzir imagens 3D através do uso de um microscópio eletrônico, antes era necessário capturar duas imagens separadas — simulando a visão de cada um dos olhos —, movendo o microscópio levemente.

Funcionamento do novo microscópio

Já o novo equipamento emprega uma espécie de lente eletromagnética capaz de inclinar levemente o feixe de elétrons, gerando as imagens em paralaxe para o olho direito e esquerdo instantaneamente.

Apesar das imagens geradas com o novo microscópio apresentarem uma resolução um pouco mais baixa do que as criadas através do processo anterior, agora os cientistas podem analisar células e outros microrganismos de maneira tridimensional e em tempo real, o que permite que possam observar o funcionamento e comportamento dessas estruturas como nunca antes havia sido possível.

Fonte: Tech-On!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.