Já está no ar o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin

Imagem de: Já está no ar o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin

Nova versão do Ubuntu foi lançada nesta quinta-feira (24). (Fonte da imagem: Reprodução/Ubuntu.com)

Foi lançada nesta quinta-feira (26) a mais nova versão do Ubuntu. Com o codinome “Precise Pangolin”, a versão 12.04 do sistema operacional Linux mais popular do planeta já está disponível para download e traz uma série de novidades. O site britânico OMG! Ubuntu, um especializado na distro de Linux, divulgou uma lista com algumas das principais novidades do lançamento.

Pesquisas mais precisas usando o HUD

O HUD (Head-Up Display) é o grande destaque do Dash do Ubuntu (o "Menu Iniciar" deste sistema). O método, que começou a ser implantado apenas nas versões mais recentes do sistema junto com a interface Unity, foi aprimorado e está mais poderoso do que nunca. Agora, além de pesquisar em todo o sistema, ele vai adiante, permitindo ações com aplicativos e também pesquisas na web.

Tela de logon mais bonita

No Ubuntu 11.04, a tela de logon do Ubuntu foi remodelada e ganhou um novo visual novo. Agora, um ano depois, a novidade está ainda melhor, com animações e suporte para personalização. Destaque aqui para o menu simplificado para quem quer acessar o Ubuntu usando outras interfaces gráficas.

Buscas por vídeos aprimoradas

Outra novidade da interface Unity é a busca por vídeos. Agora, a nova lente Vídeo para Dash permite que você pesquise não somente em seu computador, mas também em toda a web. Fica a seu critério exibir ou não os resultados da internet, que também são exibidos no menu do sistema, mas são abertos diretamente em seu navegador padrão.

Listas rápidas na barra do Unity

Agora, as listas rápidas da barra de tarefas do sistema estão muito mais precisas e têm suporte para um número maior de programas. Clique com o botão direito sobre os aplicativos ali presentes, como o gerenciador de arquivos Nautilus ou o player multimídia Rhythmbox, entre outros, para verificar uma lista de novas possibilidades.

Atividades recentes sempre à mão

Quando você abre o menu do Unity, vai ver como padrão as suas atividades recentes. Isso facilita o ato de encontrar tudo o que você utilizou nos últimos momentos, como aplicativos, arquivos e também downloads recém-completados.

Privacidade garantida

Uma grata surpresa no Precise Pangolin é o sistema de privacidade, que deixa você escolher de forma mais prática tudo o que deve ou não armazenar as suas informações no Ubuntu. Programas como mensageiros instantâneos ou clientes de redes sociais são alguns exemplos de aplicativos que podem ser configurados pelo novo menu de privacidade da distribuição.

Atalhos do teclado

Todo sistema operacional possui uma porção de atalhos do teclado para acessar diversas opções. O Ubuntu não é diferente, mas a versão 12.04 oferece um menu em que exibe todos eles. Basta pressionar e segurar a tecla “Super Key” (a famosa tecla do Windows) para ver a lista na tela.

Dois monitores sem problema

Uma das novidades já há tempos anunciada para o Ubuntu 12.04 é uma forma mais amigável para configurar e gerenciar o uso de mais de um monitor. A função está mais simplificada, o que garante também uma melhor adaptação à interface Unity.

Faça o download do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin no Baixaki.

Fonte: OMG! Ubuntu

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.