Photoshop CS6: conheça as principais novidades

Imagem de: Photoshop CS6: conheça as principais novidades

O Adobe Photoshop CS6 está quase pronto para ser lançado e é óbvio que o Tecmundo não iria deixar você na mão. Preparamos este artigo para mostrar as principais novidades e dar uma pequena introdução das ferramentas que o software vai trazer.

(Fonte da imagem: Reprodução/Adobe)

Claro, por ora, vamos apenas abordar o geral do programa, mas tão logo seja disponibilizada a versão final, iremos publicar tutoriais completos para você aproveitar as facilidades do novo Adobe Photoshop. Você está pronto para o passeio? Então, vamos lá!

Interface renovada, motores avançados e ferramentas intuitivas

Basta dar uma olhada para perceber que a diferença mais gritante do Photoshop CS6 está no visual. A Adobe adotou novos ícones, caixas de diálogo simplificadas, realocou algumas funcionalidades e deixou a interface mais sombria. Não precisa se assustar, pois as principais áreas e ferramentas não foram modificadas.

Cansado dos travamentos do Photoshop? Bem, talvez a Adobe não tenha feito um programa perfeito, mas, ao menos, a nova versão tem um sistema de backup que recupera os arquivos quando um erro acontece. Outro diferencial do novo editor é a aceleração através da placa gráfica. As versões anteriores do Photoshop já traziam funcionalidades semelhantes, porém, no Photoshop CS6, motores gráficos específicos exploram de maneira avançada as GPUs.

O que isso significa? Basicamente, todos os efeitos são aplicados em tempo real, ou seja, você não precisa esperar até que o processador efetue os cálculos do Liquify — ou até que o programa trave. A Adobe não especificou quais modelos apresentam melhor desempenho com o software, contudo, o mais provável é que placas offboard sejam mais eficientes.

Se você é uma pessoa que já tem o hábito de explorar os recursos tridimensionais, então, pode ser que uma atualização para a nova versão seja interessante. O Photoshop CS6 traz sombras e reflexos manipuláveis e de fácil uso que são compatíveis com objetos tridimensionais. Na versão Extended, as funções tridimensionais são ainda mais completas.

Fique tranquilo, o Photoshop CS6 não quer tomar o lugar do CorelDRAW ou do Illustrator. Todavia, a nova versão do editor vem pronta para trabalhar de maneira facilitada com vetores. A interação entre objetos e camadas ficou mais nítida. O aprimoramento de formato dos objetos também é um diferencial do novo softwarem. Aqui, não há segredos, basta abrir a ferramenta e você verá as mudanças nos menus superiores e na janela de camadas.

Novas tecnologias Content-Aware

O Adobe Photoshop CS5 inovou ao apresentar a “Content-Aware Fill Tool”. Basicamente, essa ferramenta serve para preencher, de forma inteligente, determinada área que foi apagada da imagem. O diferencial dela está no enxerto baseado no conteúdo disponível nos arredores da parte que foi excluída.

Agora, a nova versão do aplicativo traz duas ferramentas para integrar a família da tecnologia Content Aware. A primeira delas é a “Content-Aware Patch Tool” que funciona como um carimbo inteligente. O Photoshop já tem algumas funcionalidades semelhantes, porém, a estreante permite selecionar grandes regiões e substituir o conteúdo por texturas que estejam afastadas.

A segunda novidade é a “Content-Aware Move Tool”. Essa ferramenta serve para recortar determinada parte da imagem e colar em outra, mas, claro, de forma inteligente. Tudo o que você precisa fazer é selecionar determinada região, escolher a ferramenta e então arrastar a seleção para outro local. O Photoshop CS6 vai colar a área no lugar de destino e reparar as texturas nas duas regiões, de forma que tudo pareça estar no lugar.

Vídeos no Photoshop

O tão sonhado recurso para edição de vídeos chega ao Photoshop na versão CS6. Basicamente, o software vem configurado para trabalhar com filmes da mesma maneira que tem suporte para manipulação de imagens. Você pode brincar com a edição de vídeos abrindo um arquivo através do menu "File" ou arrastando um clipe para o espaço de trabalho do aplicativo.

Ao adicionar um vídeo em seu projeto, o Photoshop CS6 automaticamente exibirá a linha do tempo na parte inferior da tela. Você pode inserir múltiplas faixas de áudio, adicionar diversos clipes e controlar as principais funções nesta área. O programa oferece recursos simplificados, de modo que você pode modificar o filme apenas arrastando determinadas partes das faixas.

O Photoshop CS6 ainda traz alguns efeitos de transição para você ligar diferentes partes de um vídeo ou para efetuar a mudança entre uma faixa de áudio e outra. Na hora de exportar, você pode selecionar um dos perfis pré-programados que permitem salvar o resultado com facilidade para o YouTube, Vimeo ou para seu gadget favorito.

Galeria com efeitos de desfoque

É claro que o Photoshop CS6 não traz apenas novas funcionalidades “cruas”. O programa se consagrou por oferecer inúmeros filtros e efeitos, assim, um dos grandes destaques da nova versão é a presença de novos efeitos de desfoque (Blur).

O primeiro deles é o Iris Blur, um filtro que simula o efeito produzido pelas lentes de câmera que deixam determinados objetos em foco e outros em desfoque. Com o Iris Blur, você pode selecionar uma região que deve apresentar nitidez, regular o formato da área embaçada e testar diferentes níveis do efeito.

Outro filtro estreante é o Tilt-Shift, o qual permite aplicar o desfoque a partir de uma linha estabelecida por você. Assim como o Iris Blur, essa funcionalidade tem aplicação imediata, ou seja, você pode regular a intensidade do efeito e visualizar o resultado na hora. Tudo isso é possível graças à Mercury Graphics Engine, um motor de aceleramento que usa a GPU para processar os efeitos em tempo real.

Ferramenta de recorte remodelada

A Crop Tool (Ferramenta de Recorte) teve sua funcionalidade alterada. Antes, você deveria escolher a parte que gostaria de recortar. No Photoshop CS6, toda a imagem é selecionada e você deve ajustar o recorte apenas para a parte que deseja deixar visível como resultado final.

Alguns estilos de divisão possibilitam visualizar o espaço selecionado de forma diferente. Por exemplo: você pode selecionar a visualização com a regra dos terços, assim, a fotografia fica dividida em pequenos retângulos.

Além dessas funcionalidades, a nova Crop Tool oferece a possibilidade de você desfazer o recorte sem o uso do “Ctrl + Z”. O Photoshop CS6 não apaga a imagem principal, portanto, você pode desfazer a ação e alterar a área que deve ser cortada.

Photoshop CS6, em breve!

Essas são apenas algumas das tantas novidades do próximo Photoshop. Esperamos que os vídeos e pequenas explicações tenham ajudado a explorar alguns recursos da versão Beta. Fique ligado no Tecmundo e no Baixaki, logo vamos trazer mais tutoriais para você explorar melhor este fantástico editor!

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.