Como incluir favicons nos resultados das pesquisas do Google

Imagem de: Como incluir favicons nos resultados das pesquisas do Google

Os favicons são pequenas imagens que ajudam a identificar um site em meio às centenas de páginas abertas em seu navegador. Armazenadas no formato ICO, as figuras normalmente trazem a logomarca ou as cores de um portal da internet, a qual é mostrada na guia do browser quando o site é aberto.

Existem algumas extensões para os navegadores que permitem exibir o favicon também na página de resultados do Google. Dessa forma, fica mais fácil você identificar qual a página que deseja abrir em meio à lista de respostas apresentadas pelo site de busca. Confira abaixo qual a ferramenta disponível para cada um dos browsers mais utilizados.

Para o Chrome

No navegador da Google, a extensão responsável por deixar a sua lista de resultados do Google mais colorida é a Faviconize Google. A instalação do complemento é igual a aquela apresentada pelos demais aplicativos desenvolvidos para o Chrome. Dessa forma, qualquer pessoa consegue ter a ferramenta em seu browser.

Depois de instalar o Faviconize Google você não precisa reiniciar o programa para que os efeitos sejam aplicados. Basta carregar novamente a página de resultados e aguardar alguns instantes até que as pequenas imagens comecem a ser exibidas.

Para o Firefox

O navegador da raposa possui duas formas de colocar o favicon ao lado dos resultados exibidos na página do Google. A primeira maneira é utilizando o script do Faviconize Google, criado para o Greasemonkey. O download do código pode ser feito no portal userscripts.com. Vale lembrar que é preciso ter o Greasemonkey instalado no navegador.

A segunda forma de mostrar os ícones ao lado das páginas é instalando o Google Icon. Infelizmente, o complemento não funciona corretamente na versão 11 no Firefox, mas é uma ótima opção para quem utiliza o navegador em suas edições mais antigas.

Para o Opera

O Faviconize Google está disponível também para o Opera. O funcionamento da ferramenta é exatamente o mesmo apresentado nos demais navegadores, e o processo de instalação é o mesmo utilizado para os outros complementos criados para o browser.

Clique aqui para fazer o download do Faviconize Google para Opera e adicionar a extensão à lista de ferramentas do browser.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.