5 formas de acessar o Windows no seu tablet com iOS ou Android [video]

Imagem de: 5 formas de acessar o Windows no seu tablet com iOS ou Android [video]

O acesso remoto a computadores há algum tempo deixou de ser uma prática adotada apenas pelos mais entendidos da informática. No começo, era preciso entender um pouco a respeito do funcionamento do acesso remoto e saber como encontrar o endereço de IP de uma máquina. Agora, a maioria dos aplicativos traz essas informações já na primeira tela.

Isso fez com que a tecnologia fosse se popularizando, chegando à grande maioria daqueles que acessam a internet e usam o computador. Uma facilidade que a tecnologia de acesso remoto oferece é a de permitir que você visualize documentos e execute programas que estão presentes em um computador do outro lado do planeta, por exemplo.

O legal é que agora isso pode ser feito também por meio dos celulares. Existem diversas ferramentas que permitem a você acessar todo o conteúdo do seu computador por meio de um smartphone. Confira algumas aplicações que separamos para você. A maioria das opções apresentadas abaixo possui versão para Android e iOS.

TeamViewer for Remote Control

O TeamViewer já é bem conhecido por quem utiliza acesso remoto com alguma frequência. As versões para portáteis funcionam da mesma forma que o programa para Desktop. A principal vantagem deste app em relação aos demais é que você não precisa se preocupar com configurações complicadas ou endereços de IP. É só utilizar as informações fornecidas pela própria ferramenta.

Vale lembrar que é preciso ter o TeamViewer instalado também no computador que será acessado. Do contrário, o programa não vai conseguir sincronizar o PC com o dispositivo móvel que você estiver usando. O app possui versão para iOS e Android.

Android-vnc-viewer e Vnc Viewer para iOS

Outra ferramenta clássica quando o assunto é controle remoto é o Real VNC, que também possui uma versão portátil para você acessar o seu computador de onde estiver. O VNC Viewer é um app totalmente gratuito e bem simples de utilizar, com centenas de configurações que podem ser editadas para que a conexão com o PC aconteça o mais rápido possível.

O programa pode ser utilizado no Android e no iOS sem problemas. Assim como o TeamViewer, para que o VNC Viewer funcione de forma adequada, é preciso ter a sua versão Server sendo executada na máquina que será acessada remotamente.

LogMeIn

Um aplicativo que vem ganhando espaço entre os apps de acesso remoto é o LogMeIn. Com ele, você consegue acessar vários computadores ao mesmo tempo sem ter que se preocupar em decorar endereços IP e senhas de segurança. É só ter o programa instalado no PC e no dispositivo móvel.

Configurando o aplicativo corretamente na máquina que você deseja acessar, você pode copiar arquivos — dos mais variados formatos — do PC para o seu dispositivo móvel; basta ter espaço suficiente no aparelho que irá receber o conteúdo. O LogMeIn está disponível para Android e iOS.

PocketCloud Remote RDP / VNC

Outra ferramenta de acesso remoto bem interessante é a PocketCloud Remote RDP / VNC. Trabalhando junto com o complemento PocketCloud Explore, o app não só permite que você visualize a tela do seu computador a partir do celular como também acesse e copie qualquer documento para o dispositivo portátil.

O PocketCloud Remote RDP / VNC permite ainda que você use a sua conta do Google para localizar o computador ao qual deve se conectar. O app também pode ser usado em aparelhos com o SO da Apple ou da Google. Infelizmente, a aplicação limita a conexão apenas a aparelhos que estejam na mesma rede do smartphone. Ainda assim, vale o teste.

Remote RDP Lite

Para quem não quer se preocupar em instalar programa no computador, uma boa opção é o Remote RDP Lite. Embora seja limitado a acessar apenas PCs que estão conectados na mesma rede, o aplicativo pode ser bem útil caso você queira mostrar algum conteúdo da máquina e não tem como transportá-la até outra sala ou cômodo.

O Remote RDP Lite também está disponível para Android e iOS.

.....

Agora que você conhece alguns aplicativos para acesso remoto, aproveite para utilizar todos os recursos do seu computador em qualquer lugar. Se você conhece mais alguma ferramenta do gênero, aproveite o espaço de comentários abaixo para compartilhar.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.