GIMP: Ferramenta Cortar

Imagem de: GIMP: Ferramenta Cortar

O Gimp é um editor de imagens realmente poderoso. Isso justamente porque ele consegue reproduzir coisas que pareciam ser possíveis somente no grandioso Adobe Photoshop. Bem, é claro que ele não consegue reproduzir efeitos com a mesma qualidade que o Photoshop, mas com certeza ele é capaz de chegar perto.

E, para conseguir bons resultados, é preciso saber quais são as ferramentas certas para se utilizar no Gimp. Como o painel do editor é repleto de funções, nem sempre sabemos para que algumas servem — é o caso da Ferramenta Cortar.

Conheça a ferramenta

Antigamente era utilizada uma técnica de corte de fotos para que elas ficassem na medida certa. Isso era chamado de “guilhotinar” a foto. Bem, da mesma maneira que as fotografias antigas, guilhotinar ainda é uma prática comum para quem quer ajustar a proporção entre largura e altura de suas imagens.

Mas, dessa vez você não somente pode utilizar para recortar e mandar para a impressão, pois é comum que a ferramenta seja usada para fixar um tamanho web, para banners e avatares, por exemplo.

Como usar

A utilização da ferramenta Cortar é mais simples do que parece. Basta clicar e arrastar pela imagem, até que seja formado um retângulo. O conceito é simples: o que estiver dentro desse retângulo será mantido. Para efetuar o corte, clique em um espaço vazio dentro do retângulo e pronto.


Configurações da ferramenta no painel

Somente na camada atual: ao marcar essa opção, você faz com que o corte seja aplicado somente na camada que está selecionada no momento. Assim é possível cortar somente o que você realmente quer durante uma edição.

Permitir crescimento: a ferramenta cortar pode também fazer o contrário. Ou seja, ao selecionar uma área maior do que a que existe na imagem, você pode expandir o tamanho dela.

Expandir a partir do centro: com essa opção o retângulo será feito na direção que vai do centro para as extremidades.

Fixo: ao marcar essa opção é necessário definir o que será fixo. A proporção fará com que você sempre precise manter um equilíbrio entre largura e altura. Em largura e altura você define o tamanho fixo de um deles e, em tamanho, pode escolher ambos (funcionando como uma espécie de forma).


Posicionada: escolha em pixels, porcentagens ou até em medidas reais o local em que será aplicado o corte. O valor da esquerda corresponde à posição horizontal e, o da direita, à vertical.

Tamanho: da mesma maneira que a posição, você pode escolher aqui em porcentagem, pixels, milímetros etc., o tamanho exato que você quer cortar na imagem.

Destaque: clique na aba “nenhuma guia” para escolher um estilo de linhas-guias que indicarão para você as linhas centrais, regra dos terços e sessões áureas — recurso comum para quem trabalha com fotografia.

Finalizando

Bem, agora que você conheceu a Ferramenta Cortar é perceptível como ela tem uma grande funcionalidade, não é mesmo? O artigo encerra aqui, mas fique de olho nos próximos que virão  (e os que já estão no site) mostrando várias outras ferramentas do Gimp. Até a próxima.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.