Fotografia da Via Láctea reúne bilhões de estrelas em uma só imagem

Imagem de: Fotografia da Via Láctea reúne bilhões de estrelas em uma só imagem

(Fonte da imagem: Reprodução/Space)

Se você sempre quis ir ao espaço, mas nunca teve a oportunidade de seguir carreira como astronauta, eis uma oportunidade para fazer com que seu sonho fique um pouco mais próximo da realidade. Um grupo de astrônomos tirou uma belíssima fotografia da galáxia em que é possível ver nada menos do que bilhões de estrelas.

A imagem da Via Láctea foi registrada utilizando um telescópio infravermelho britânico localizado no Havaí e outro telescópio VISTA no Chile. Foram mais de 10 anos para concluir o projeto e reunir todas as informações obtidas em um só lugar, fazendo com que a imagem chegasse ao resultado obtido.

De acordo com um dos pesquisadores da Universidade de Edimburgo, Nick Cross, a fotografia permite que tenhamos uma nova perspectiva da galáxia, unindo em uma só imagem as várias descobertas astronômicas e uma visão mais ampla do céu. Além disso, ele explica que o resultado permitirá que uma nova geração de cientistas possa estudar os dados coletados para conhecer mais coisas sobre o cosmos.

Em entrevista ao site Space, Cross também explicou que os cientistas perceberam que a galáxia possui uma estrutura um pouco diferente daquilo que eles imaginavam, principalmente no que diz respeito à posição da Terra. Além disso, ele conta que a utilização de telescópios infravermelhos trouxe maior visibilidade, clareando regiões que, até então, permaneciam escuras.

Exemplo disso é que os astrônomos conseguem ter uma visão mais abrangente do centro da galáxia, evidenciando grandes nuvens de poeira e gás, além de outras estruturas cósmicas.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.