A aposentadoria do Humvee, veículo militar multifuncional, se aproxima

Imagem de: A aposentadoria do Humvee, veículo militar multifuncional, se aproxima

Protótipo da BAE Systems que pretende substituir o Humvee. (Fonte da imagem: Reprodução/Digital Trends)

Quem nunca viu um Hummer nos filmes ou passando na rua e não teve vontade de tê-lo que atire a primeira roda. Mas você sabia que esse carrão foi criado a partir de um veículo militar? O sonho de consumo de muitos civis é inspirado em uma categoria de automóvel chamada High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV), ou Veículo Multifuncional de Alta Mobilidade.

O Humvee, como é mais conhecido esse tipo de automóvel, pode ser usado para o transporte de cargas ou tropas, plataforma de artilharia, ambulância, suporte aéreo, entre outras funções – ao todo ele possui 18 modelos diferentes para uso militar. Todavia, esse experiente combatente está prestes a se aposentar.

De acordo com o site Digital Trends, depois de 20 anos servindo a diversos exércitos, um projeto está à procura de um sucessor para o Humvee. Segundo o informativo, o Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) – Veículo Tático de Articulação Leve, em uma tradução livre –, deverá ter de sete a dez toneladas e oferecer maior proteção pesando menos que um veículo completamente blindado.

Modelo da Navistar que entra na briga pelo projeto do JLTV. (Fonte da imagem: Reprodução/Digital Trends)

A ideia é adequar a frota dos exércitos de acordo com as novas necessidades em combate. Assim, espera-se que o novo automóvel seja seguro o suficiente para proteger os soldados contra explosões e emboscadas, sem perder a sua mobilidade – permitindo-o chegar a qualquer lugar e manobrar em situações apertadas.

Duas empresas tomam a ponta na corrida pelo desenvolvimento do JLTV, a BAE Systems e a Navistar. Na verdade, esse projeto não é uma novidade, ele tem sido discutido e explorado (inclusive com testes de alguns veículos) desde 2010. Contudo, ao que tudo indica, agora realmente o Humvee irá se aposentar.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.