Gadgets do orgulho: quando o desejo fala mais alto que a necessidade

Imagem de: Gadgets do orgulho: quando o desejo fala mais alto que a necessidade

Diariamente, o Tecmundo traz notícias sobre os mais diversos gadgets lançados no mundo todo. Muitos são aparelhos comuns, necessários para as tantas tarefas às quais estamos habituados. É o caso dos smartphones, impressoras, notebooks, iPods (e semelhantes) e outros tantos eletrônicos que adoramos utilizar.

Por outro lado, entre tantas novidades, aparecem muitos dispositivos que não são exatamente indispensáveis, mas que de certa forma são produtos desejados. Esses são os tais gadgets do orgulho, úteis para falar “eu tenho” e quase inutilizados no cotidiano. Abaixo, você confere uma lista com os principais aparelhos que satisfazem seu ego.

MP-Tudo

Eles tocam música, reproduzem vídeo, executam jogos, têm função de TV, contam com rádio, acessam a internet, funcionam como webcam e fazem tudo o que você imaginar. Cada funcionalidade vale um “MP” a mais. Úteis? Inúteis? Na verdade, todos os celulares MP-Tudo têm utilidade, mas nem todas as funções deles são utilizadas por seus donos.

(Fonte da imagem: Análise: Celular MP15 Eyo H808D)

Muitos consumidores decidem gastar 100 ou 200 reais a mais em um MP-15, apenas porque seu gadget terá mais utilidades do que o de seus amigos. Claro, muitas vezes a ideia é adquirir um MP-Tudo apenas para economizar, afinal, eles são mais baratos do que os smartphones. De qualquer forma, eles vêm mais para atender aos desejos do que às necessidades.

Carregadores de pilha e celular

As baterias quase extinguiram as pilhas. Hoje, são poucos produtos que as requisitam, mas temos alguns que ficaram presos ao passado, por exemplo: controles de Xbox 360 e de Wii, mouses e teclados sem fio e, também, algumas câmeras digitais. Os carregadores de pilha perderam mercado, mas não morreram. Algumas pessoas ainda têm um por precaução, mas às vezes faltam pilhas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Amazon)

Outro produto que foi lançado com o intuito de ser o canivete suíço da nova era acabou entrando pelo ralo. Estamos falando dos carregadores de celular com múltiplos conectores. Eles são compatíveis com quase todos os tipos de aparelhos, mas nem sempre funcionam. Ainda são encontrados em lojas diversas, mas não são exatamente necessários.

Gravador de Blu-ray

O formato que começou no PlayStation 3 é utilizado atualmente como padrão para o comércio de filmes em alta definição. Os discos Blu-ray são usados também para os jogos do console da Sony, mas não podemos dizer que tal mídia teve a mesma repercussão do DVD.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

Muitas fabricantes lançaram gravadores de Blu-ray, contudo, poucas pessoas usam esses drives para fazer cópias. Você provavelmente não vê o camelô anunciando filmes em Blu-ray em qualquer esquina. Claro, a mídia custa mais caro, e o processo de cópia não é tão simples. Assim, muitas pessoas compraram um gravador de Blu-ray apenas para satisfazer um desejo.

Placa de captura

Tirando os profissionais do ramo que de fato necessitam de placas de captura, a grande maioria das pessoas comprou esse componente para gravar novelas ou desenhos. Alguns consumidores tinham como objetivo digitalizar gravações armazenadas em fitas VHS.

(Fonte da imagem: Divulgação/Encore)

Atualmente, as placas de captura são úteis, mas nem sempre necessárias. A realidade é que o compartilhamento de arquivos na web meio que inutilizou boa parte desses componentes. Além disso, o público busca facilidade, o que não é algo condizente com a tecnologia desses dispositivos. É provável que você tenha uma placa de captura empoeirando por aí.

Teclado e mouse Bluetooth

A tecnologia Bluetooth é extremamente útil para quem transfere arquivos entre celulares. A história muda um pouco nos computadores, pois os PCs precisam de um adaptador para se comunicar com os dispositivos compatíveis. Tal detalhe unido ao alto preço transformou  os teclados e mouses Bluetooth em produtos de luxo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Logitech)

Esses produtos perderam espaço no mercado com a chegada dos teclados e mouses sem fio. Hoje, quem adquire um periférico Bluetooth ou é porque precisa usar num aparelho compatível (como o PlayStation 3) ou para mostrar que tem dinheiro de sobra.

Kinect e PlayStation Move

Revolucionário! Esse foi o termo usado no lançamento do Kinect. O acessório da Microsoft chegou para marcar uma nova era no entretenimento e na interação entre homem e máquina. Hoje, no entanto, muitos se perguntam qual a real necessidade de adquirir o periférico, visto que poucos jogos são compatíveis e muitos não divertem como deveriam.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Cópia descarada! Mesmo que a Sony tente negar, o PlayStation Move é composto por acessórios idênticos aos controles do Nintendo Wii. Tudo bem, o periférico do PlayStation 3 funciona muito bem e leva os jogos a um novo nível de interatividade. Contudo, assim como o Kinect, o Move não tem grande utilidade, justamente pela escassez de games ou pelo mau aproveitamento nos títulos compatíveis.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Não estamos falando aqui apenas de uma opinião isolada, mas sim de um grande público que atualmente se arrepende por ter adquirido tais dispositivos. A principal razão que muitas pessoas usaram

Tablets

Este é provavelmente o item mais polêmico de nossa lista. A onda iniciada pelo iPad gerou muita controvérsia quanto à real utilidade do gadget. Alguns sugerem que eles são smartphones com tela maior, outros dizem que são dispositivos bem diferentes e extremamente úteis.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Fisicamente falando, o que diferencia tablets de smartphones é a tela maior. Assim, se você é uma pessoa que pretende trabalhar com criação de músicas, ler livros e revistas digitais ou quem sabe navegar com mais conforto na web, pode ser que este gadget seja algo essencial.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

Na verdade, os tablets podem ter muitas utilidades, mas nem sempre as pessoas compram um Galaxy Tab ou um iPad para um propósito bem definido. Muitos consumidores optam por um tablet apenas para se encaixar em seus grupos sociais, para satisfazer seus desejos ou até mesmo para provar a superioridade sobre outras pessoas.

Você ainda vai comprar muitos outros!

Enfim, esses são apenas alguns dos tantos gadgets que compramos por impulso e desejo, mas que nem sempre são úteis ou realmente utilizados. A produção de bugigangas não parou, portanto, aguarde, pois você ainda vai ver muitas notícias sobre eletrônicos de luxo e também vai comprar muitos produtos desnecessários. Qual gadget do orgulho você tem aí?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.