O que é HDSP?

Imagem de: O que é HDSP?

VoIP com qualidade de áudio dobrada (Fonte da imagem: Reprodução/Gigaset)

A utilização dos sistemas VoIP tem crescido muito nos últimos anos, principalmente devido à melhora das tecnologias que trabalham para isso.

Outro fator que ajuda nesse sentido é a popularização (ainda que de forma tímida) das conexões em banda larga, além, é claro, do crescente número de pontos Wi-Fi e barateamento dos planos de dados para aparelhos móveis.

Você muito provavelmente já lançou mão desse recurso, seja ao utilizar algo mais complexo em sua empresa ou então ligando para um amigo, por meio de um comunicador mais popular, como o Skype, por exemplo.

Mas o que é VoIP?

VoIP –Voice over Internet Protocol ou, em português, algo como Voz Sobre a Internet – é um sistema que estabelece chamadas telefônicas utilizando como recurso principal uma rede de dados com conexão à internet e endereçamento IP.

Grosso modo, podemos resumir VoIP como um método de se realizar ligações utilizando o computador ou aparelhos ligados a ele e que também tenham suporte a este tipo de tecnologia.

Com o crescimento desse mercado, muitas empresas têm investido muito na evolução das tecnologias que compõem esses sistemas. E um ponto importantíssimo para quem realiza chamadas telefônicas é a qualidade da ligação.

Logo, melhorias de sinal, utilização de novas tecnologias digitais e também o desenvolvimento de ferramentas capazes de deixar o som melhor são sempre estudadas – e muito bem-vindas para todos os consumidores.

HDSP – agora eu ouvi!

Pensando em melhorar a qualidade das ligações por VoIP, a Gigaset desenvolveu o High Definition Sound Performance, o HDSP (em português, Performance de Som em Alta Definição).

O que é HDSP? (Fonte da imagem: Reprodução/Gigaset)

Esse sistema vem sendo incorporado a alguns aparelhos da empresa e é capaz de melhorar a qualidade do áudio durante as chamadas que são realizadas por VoIP. Ele consegue trabalhar eliminando alguns problemas comuns, como ecos e distorções na voz enquanto alguém está falando.

Qual é a novidade?

O HDSP explora os recursos trazidos pela melhora na qualidade das conexões em banda larga mundo afora. Esse crescimento na capacidade de troca de dados pela internet é que permitiu à Gigaset desenvolver um sistema que trabalha em frequências duas vezes maiores do que as utilizadas em ligações normais.

Enquanto aparelhos comuns trabalham com bandas de 4 kHz, os telefones com a tecnologia HDSP alcançam até 8 kHz. É como se a sua conversa pudesse ter a garantia de contar com o dobro da qualidade “normal” a que você está acostumado.

Isso porque essa extensão das frequências torna o aparelho com HDSP capaz de transmitir o áudio com muito mais detalhes, eliminando também boa parte das interferências e da estática encontradas em uma ligação usual.

E se uma maior quantidade de detalhes pode significar também mais dados a serem trocados, a utilização do codec de áudio G.722 se responsabiliza por comprimir as informações sem que haja nenhum problema.

Além disso, o HDSP utiliza outra tecnologia, a chamada CAT-iq (Cordless Advanced Technology – internet quality ou Tecnologia Avançada sem Fio – qualidade da internet), que une sistemas de telecomunicação sem fio com a internet e os recursos wireless, tornando a troca de informações entre aparelhos ainda mais rápida.

Pois bem, se contar com melhor qualidade sonora é algo muito bem-vindo em suas ligações, o HDSP traz um pequeno problema: a qualidade dobrada só pode ser alcançada se todos os que estiverem participando da conversação tenham o sistema criado pela Gigaset.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.