O ano de 2015 reserva uma das seleções mais interessantes de filmes dos últimos tempos, com o lançamento de grandes blockbusters e o retorno de franquias de sucesso, além de curiosas produções que vêm chamando a atenção do público.

Entre os títulos de peso que chegam às salas de cinema este ano estão novos filmes de antigas sagas populares, como Jurassic Park, 007, Exterminador do Futuro, Mad Max, Velozes e Furiosos e Star Wars!

Fonte das imagens: Divulgação/Universal Pictures, Marvel Studios

Além disso, há aguardadas sequências de produções mais recentes, como as adaptações dos livros juvenis de Maze Runner – Prova de Fogo, Insurgente e o capítulo final da saga de Katniss Everdeen em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2.

Os heróis dos quadrinhos também estão de volta, e, enquanto o Quarteto Fantástico e o Homem-Formiga terão que suar para conquistar o público, a expectativa é muito grande para o novo filme dos Vingadores, que deve quebrar recordes e parece destinado a se tornar o maior sucesso da Marvel nos cinemas.

Com essa seleção incrível e sem precedentes na história do cinema, Hollywood espera recuperar os lucros nas bilheterias, especialmente depois de uma forte queda no ano de 2014. Independente do resultado financeiro da indústria, quem ganha mesmo com essa oferta de títulos é o público, que terá um ano inesquecível de filmes e franquias nas salas de cinema.

Confira abaixo 30 das produções mais aguardadas com lançamento em 2015:

1. Os Vingadores: A Era de Ultron

Sinopse: Quando Tony Stark tenta reiniciar um programa de manutenção de paz, as coisas não dão certo e os super-heróis mais poderosos da Terra, incluindo Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro, terão que passar no teste definitivo para salvar o planeta. Com o aparecimento do vilão Ultron, a equipe dos Vingadores tem a missão de neutralizar seus terríveis planos. Alianças complicadas e ação inesperada marcam o caminho para uma aventura épica global.

Estreia nos Estados Unidos: 1º de maio
Estreia no Brasil: 30 de abril

2. Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros

Sinopse: Steven Spielberg volta para produzir o tão esperado novo filme da saga Jurassic Park, Jurassic World. Colin Trevorrow dirige essa aventura épica estrelada por Chris Pratt, Bryce Dallas Howard e Ty Simpkins.

Estreia nos Estados Unidos: 12 de junho
Estreia no Brasil: 11 de junho

3. Velozes e Furiosos 7

Sinopse: Dando continuidade às aventuras globais da franquia construída à base de velocidade, Vin Diesel, Paul Walker e Dwayne Johnson lideram o elenco de Velozes e Furiosos 7. O novo capítulo da série de sucesso conta com direção de James Wan e ainda traz de volta os atores Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Chris Brigdes “Ludacris”, Elsa Pataky e Lucas Black. A franquia ainda traz novos astros internacionais ao elenco, dentre eles Jason Statham, Djimon Hounsou, Tony Jaa, Ronda Rousey e Kurt Russell.

Estreia nos Estados Unidos: 03 de abril
Estreia no Brasil: 02 de abril

4. Homem-Formiga

Sinopse: Dotado com a incrível capacidade de diminuir em escala mas crescer em força, o vigarista Scott Lang (Paul Rudd) precisa assumir o lado heróico e ajudar seu mentor, Dr. Hank Pym (Michael Douglas), a proteger os segredos por trás do espetacular traje do Homem-Formiga de uma nova geração de ameaças. Contra obstáculos aparentemente intransponíveis, Lang e Pym precisam planejar e realizar um assalto que salvará o planeta.

Estreia nos Estados Unidos: 17 de julho
Estreia no Brasil: 16 de julho

5. Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força

Sinopse: J.J. Abrams dá continuação à saga de Star Wars com Episódio VII - O Despertar da Força. O longa é estrelado por novatos na franquia como John Boyega (Ataque ao Prédio), Daisy Ridley, Adam Driver (Girls), Oscar Isaac (Inside Llewyn Davis), Andy Serkis (O Senhor dos Anéis), Domhnall Gleeson (Questão de Tempo), Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão), Gwendoline Christie (Game of Thrones) e Max von Sydow (O Exorcista). Entre os veteranos da saga estão Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Leia), Mark Hamill (Luke Skywalker), Kenny Baker (R2-D2), Peter Mayhew (Chewbacca) e Anthony Daniels (C-3PO).

Estreia nos Estados Unidos: 18 de dezembro
Estreia no Brasil: 17 de dezembro

6. Kingsman: Serviço Secreto

Sinopse: Baseado na aclamada história em quadrinhos e dirigido por Matthew Vaughn (X-Men: Primeira Classe), Kingsman: Serviço Secreto conta a história de uma agência de espionagem super secreta, que recruta um garoto desleixado, mas promissor para participar do treinamento competitivo da agência, ao mesmo tempo em que um gênio da tecnologia ameaça o mundo.

Estreia nos Estados Unidos: 13 de fevereiro
Estreia no Brasil: 05 de março

7. 007: Spectre

Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures

Sinopse: O diretor Sam Mendes (Skyfall) retorna para o comando da franquia e Daniel Craig reprisa mais uma vez o papel do agente 007. Outros veteranos da franquia que retornam para 007: Spectre são Rory Kinnear como Tanner, Ben Whishaw como Q, Naomie Harris como Miss Moneypenny e Ralph Fiennes como o novo M. Os novos membros confirmados no elenco são Christoph Waltz no papel de Oberhauser, Andrew Scott como Denbigh, David Bautista como Mr Hinx, Monica Bellucci como Lucia Sciarra e Léa Seydoux como Madeleine Swann.

Estreia nos Estados Unidos: 06 de novembro
Estreia no Brasil: 29 de outubro

8. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2

Fonte da imagem: Divulgação/Lionsgate

Sinopse: Katniss Everdeen continua sua luta com a Capital, que ficou inconformada com o fato dela ter sobrevivido duas vezes aos jogos vorazes. A heroína está disposta a lutar em nome de sua causa e também por seus amigos e familiares.

Estreia nos Estados Unidos: 20 de novembro
Estreia no Brasil: 19 de novembro

9. Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível

Sinopse: Na aventura de mistério da Disney, Tomorrowland, um cientista desiludido e uma adolescente otimista embarcam em uma missão repleta de perigos para desvendar os segredos de um local enigmático em algum lugar no tempo e no espaço.

Estreia nos Estados Unidos: 22 de maio
Estreia no Brasil: 04 de junho

10. Divertida Mente

Sinopse: Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith). As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Conforme Riley e suas emoções se esforçam para se adaptar à nova vida em São Francisco, começa uma agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola.

Estreia nos Estados Unidos: 19 de junho
Estreia no Brasil: 02 de julho

11. O Agente da U.N.C.L.E.

Fonte da imagem: Divulgação/Warner Bros.

Sinopse: Henry Cavill (O Homem de Aço) e Armie Hammer (O Cavaleiro Solitário) estrelam a adaptação para os cinemas da série dos anos 60 O Agente da U.N.C.L.E.. A história se passa no início dos anos 1960, no auge da Guerra Fria, quando o agente da CIA Napoleon Solo (Cavill) e o agente da KGB Illya Kuryakin (Hammer) são obrigados a deixar a hostilidade de lado e precisam trabalhar juntos para parar uma organização criminosa internacional, que procura desestabilizar o frágil equilíbrio de poder através da proliferação de tecnologia e armas nucleares. A única pista da dupla é a filha de um cientista alemão desaparecido, que é a chave para se infiltrarem na organização criminosa, e eles precisam correr contra o tempo para encontrá-lo e evitar uma catástrofe mundial.

Estreia nos Estados Unidos: 14 de agosto
Estreia no Brasil: 03 de setembro

12. Peter Pan

Sinopse: Abordando uma nova visão sobre a origem dos personagens clássicos criados por J.M. Barrie, o filme conta a história de um órfão que se transporta para a mágica Terra do Nunca. Lá, ele encontra diversão e perigos para, finalmente, descobrir o seu destino – se tornar o herói que será conhecido para sempre como Peter Pan.
O elenco é estrelado por Hugh Jackman (Os Miseráveis) como Barba Negra; Garrett Hedlund (Tron – O Legado) como Capitão Gancho; Rooney Mara (Os Homens que Não Amavam as Mulheres) como Tiger Lilly; Adeel Akhtar (O Ditador) como Smee; e Levi Miller como Peter.

Estreia nos Estados Unidos: 24 de julho
Estreia no Brasil: 16 de julho

13. Mad Max: Estrada da Fúria

Sinopse: Um guerreiro das estradas (Tom Hardy) deve resgatar um grupo de garotas envolvidas em uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron).

Estreia nos Estados Unidos: 15 de maio
Estreia no Brasil: 14 de maio

14. O Exterminador do Futuro: Gênesis

Sinopse: O filme é estrelado por Emilia Clarke (a Daenerys de Game of Thrones) no papel de Sarah Connor, Jason Clarke (de Planeta dos Macacos: O Confronto) como seu filho no futuro John Connor, e Jai Courtney (de Divergente) como Kyle Reese, personagem que volta ao passado.

Estreia nos Estados Unidos: 1º de julho
Estreia no Brasil: 02 de julho

15. Terremoto: A Falha de San Andreas

Sinopse: Um terremoto atinge a Califórnia e um piloto de helicópetro terá que percorrer o estado para resgatar a sua filha.

Estreia nos Estados Unidos: 29 de maio
Estreia no Brasil: 28 de maio

16. A Série Divergente: Insurgente

Sinopse: Em A Série Divergente: Insurgente, os riscos para Tris aumentam quando ela sai à procura de aliados e respostas nas ruínas de uma Chicago futurista. Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) são agora fugitivos, caçados por Jeanine (Kate Winslet), a líder da elite Erudição, faminta pelo poder. Correndo contra o tempo, eles precisam descobrir a causa pela qual a família de Tris sacrificou suas vidas e por que os líderes da Erudição farão tudo para impedi-los. Assombrada pelas escolhas do passado, mas desesperada para proteger quem ama, Tris, com Quatro a seu lado, encara um desafio impossível atrás de outro, ao desvendar a verdade sobre o passado e também o futuro de seu mundo. Desafie a realidade, busque a verdade.

Estreia nos Estados Unidos: 20 de março
Estreia no Brasil: 19 de março

17. Cinquenta Tons de Cinza

Sinopse: Adaptação para os cinemas do livro de E. L. James, o filme acompanha o intenso relacionamento entre a estudante de literatura Anastasia Steele (Dakota Johnson) e o milionário Christian Grey (Jamie Dornan), uma relação complexa que começa quando Anastasia deve entrevistar Christian para o jornal da faculdade. A partir daí, eles embarcam em um caso de amor e Anastasia não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também os segredos mais obscuros que Grey tenta esconder.

Estreia nos Estados Unidos: 13 de fevereiro
Estreia no Brasil: 12 de fevereiro

18. Cinderela

Sinopse: A história de Cinderela segue a vida da jovem Ella (Lily James), cujo pai comerciante casa novamente depois que fica viúvo de sua mãe. Ansiosa para apoiar o adorado pai, Ella recebe bem a madrasta (Cate Blanchett) e suas filhas, Anastasia (Holliday Grainger) e Drisella (Sophie McShera), na casa da família. Mas quando o pai de Ella falece inesperadamente, ela se vê à mercê de uma nova família cruel e invejosa. Relegada à posição de empregada da família, a jovem sempre coberta de cinzas, que passou a ser chamada de Cinderela, bem que poderia ter começado a perder a esperança. Mas, apesar da crueldade a que fora submetida, Ella está determinada a honrar as palavras de sua falecida mãe e `ter coragem de ser gentil´. Ela não cederá ao desespero nem aos que a maltratam. E depois tem o belo estranho que ela conhece na floresta. Sem saber que, na verdade, trata-se de um príncipe, não um mero aprendiz do Palácio, Ella finalmente sente que encontrou uma boa alma. Parece que sua sorte está prestes a mudar quando o Palácio envia um convite aberto a todas as donzelas do reino para ir a um baile, aumentando as esperanças de Ella de encontrar novamente o encantador Kit (Richard Madden). Infelizmente, sua madrasta a proíbe de ir ao baile e, impiedosamente, rasga seu vestido. Mas, como em todo bom conto de fadas, surge ajuda, e uma gentil mendiga (Helena Bonham-Carter) aparece e – armada com uma abóbora e alguns ratinhos – muda a vida de Cinderela para sempre.

Estreia nos Estados Unidos: 13 de março
Estreia no Brasil: 02 de abril

19. Pixels

Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures

Sinopse: Em Pixels, alienígenas intergalácticos confundem jogos clássicos de fliperama como uma declaração de guerra e decidem atacar a Terra usando os games como referências. O Presidente Will Cooper (papel de Kevin James) tem que chamar seu melhor amigo de infância, o campeão de videogame dos anos 80 Sam Brenner (Adam Sandler), agora um instalador de home theater, para liderar uma equipe de antigos jogadores (junto com Peter Dinklage e Josh Gad) para derrotar os alienígenas e salvar o planeta.

Estreia nos Estados Unidos: 24 de julho
Estreia no Brasil: 23 de julho

20. Crimson Peak

Fonte da imagem: Divulgação/Universal Pictures

Sinopse: Uma jovem mulher (Mia Wasikowska) se apaixona por um carismático pretendente (Tom Hiddleston) e vai morar com ele em sua casa ancestral. Lá, ela encontra mais do que esperava, incluindo uma irmã ciumenta (Jessica Chastain) e mais do que alguns esqueletos no armário. O filme, dirigido por Guillermo del Toro, é considerado um longa de terror gótico.

Estreia nos Estados Unidos: 16 de outubro
Estreia no Brasil: sem data confirmada

21. Quarteto Fantástico

Fonte da imagem: Reprodução/Marvel Comics

Sinopse: Quarteto Fantástico é uma reimaginação contemporânea da equipe original e mais antiga de super-heróis da Marvel. A história gira em torno de quatro jovens que se teletransportam para um universo alternativo e muito perigo que altera suas formas físicas de maneira radical. Com suas vidas abaladas, a equipe deve aprender a lidar com suas novas e assustadoras habilidades e trabalhar juntos para salvar a Terra de um ex-amigo que se tornou inimigo

Estreia nos Estados Unidos: 07 de agosto
Estreia no Brasil: 06 de agosto

22. Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, o Filme

Sinopse: O filme traz toda a turma de Charlie Brown, incluindo o cão beagle Snoopy, a mandona Lucy, Patty Pimentinha, Marcie, o pianista Schroeder, Linus sempre com seu cobertor, sem falar em Woodstock, o melhor amigo do Snoopy e o único que consegue compreendê-lo.

Estreia nos Estados Unidos: 06 de novembro
Estreia no Brasil: 17 de dezembro

23. Maze Runner – Prova de Fogo

Fonte da imagem: Divulgação/Fox

Sinopse: Baseado no segundo livro da saga de James Dashner, Maze Runner – Prova de Fogo dá continuidade ao sucesso de 2014.

Estreia nos Estados Unidos: 18 de setembro
Estreia no Brasil: 17 de setembro

24. No Coração do Mar

Sinopse: No inverno de 1820, o barco baleeiro de New England (EUA) Essex foi atacado por algo em que ninguém podia acreditar: uma baleia de imenso tamanho e determinação, e um sentido de vingança quase humano. O desastre marítimo que ocorreu na vida real inspiraria Melville a escrever Moby-Dick. Entretanto, o livro contou apenas metade da história. No Coração do Mar revela as terríveis consequências do encontro, à medida que a tripulação sobrevivente do barco é levada aos seus limites e forçada a fazer o impensável para permanecer viva. Enfrentando tempestades, fome, pânico e desespero, os homens serão levados a questionar suas crenças mais profundas, do valor de suas vidas à moralidade de sua atividade, enquanto seu Capitão busca orientação no mar aberto e seu Imediato ainda tenta derrotar a grande baleia.

Estreia nos Estados Unidos: 11 de dezembro
Estreia no Brasil: dezembro

25. Missão: Impossível 5

Fonte da imagem: Divulgação/Paramount Pictures

Sinopse: Quinto filme da franquia estrelada pelo agente Ethan Hunt e que está sob o comando do diretor Christopher McQuarrie.

Estreia nos Estados Unidos: 25 de dezembro
Estreia no Brasil: 25 de dezembro

26. Frankestein

Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

Sinopse: James McAvoy é Victor Von Frankenstein e Daniel Radcliffe estrela como Igor em uma nova e nunca antes vista versão do clássico romance do século 19 de Mary Shelley. Contada do ponto de vista de Igor, vemos as origens obscuras do conturbado assistente, sua amizade redentora com o jovem estudante de medicina Victor Von Frankenstein, e como ele testemunha Frankenstein se tornar o homem e a lenda que conhecemos hoje.

Estreia nos Estados Unidos: 02 de outubro
Estreia no Brasil: 01 de outubro

27. The Last Witch Hunter

Fonte da imagem: Reprodução/Vin Diesel (Facebook)

Sinopse: The Last Witch Hunter conta a história de um caçador de bruxas semi-imortal, papel de Vin Diesel, que precisa se unir a uma inimiga bruxa para impedir uma poderosa bruxa-rainha de obter uma relíquia e lançar uma praga sobre a humanidade.

Estreia nos Estados Unidos: 23 de outubro
Estreia no Brasil: 22 de outubro

28. The Hateful Eight

Fonte da imagem: Divulgação/The Weinstein Company

Sinopse: The Hateful Eight, oitavo filme do diretor Quentin Tarantino, se passa entre seis a oito anos após a Guerra Civil, quando uma diligência atravessa a paisagem invernal de Wyoming. Os passageiros incluem o caçador de recompensas John Ruth (Kurt Russell) e sua fugitiva Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh), que estão em direção à cidade de Red Rock, onde Ruth é conhecido como "O Carrasco", e pretende levar Domergue à justiça. Ao longo da estrada, eles encontram dois estranhos: o Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson), um antigo soldado da união que se tornou um infame caçador de recompensas, e Chris Mannix (Walton Goggins), um renegado do sul que afirma ser o novo xerife da cidade.
Perdidos na nevasca, Ruth, Domergue, Warren e Mannix buscam refúgio na venda de Minnie, uma parada de diligências localizada entre as montanhas. Quando eles chegam ao local, porém, eles não são recebidos pela proprietária, mas por quatro rostos desconhecidos. Bob (Damien Bichir) está cuidando do local enquanto Minnie está visitando sua mãe, e junto com ele estão Oswaldo Mobray (Tim Roth), Joe Gage (Michael Madsen) e o general confederado Sanford Smithers (Bruce Dern). À medida que a tempestade avança, os oito viajantes percebem que podem não chegar a Red Rock.

Estreia nos Estados Unidos: 13 de novembro
Estreia no Brasil: sem data definida

29. Knight of Cups

Sinopse: O novo filme do diretor Terrence Malick (A Árvore da Vida) apresenta o mundo de excessos de Los Angeles, através da história de um homem, vivido por Christian Bale, cuja vida parece estar em ruínas. Knight Of Cups tem como pano de fundo os bastidores da indústria cinematográfica e traz ainda no elenco Cate Blanchett, Natalie Portman, Brian Dennehy, Antonio Banderas, Freida Pinto, Wes Bentley, Isabel Lucas, Terese Palmer, Imogen Poots, Armin Mueller-Stahl e narração de Ben Kingsley.

Estreia no Festival de Berlin: fevereiro
Estreia no Brasil: sem data definida

30. Minions

Sinopse: Minions é o longa de animação estrelado pelas divertidas criaturas amarelas que vivem ao lado de Gru em Meu Malvado Favorito. Na aventura solo desses seres, veremos os Minions desde seu início, na aurora dos tempos. Surgindo como organismos unicelulares amarelos, os Minions evoluem ao longo do tempo, eternamente servindo o mais desprezível dos mestres.
Depois de várias parcerias mal sucedidas – que vão desde T. Rex a Napoleão – os MInions se encontram em uma profunda depressão quando percebem que não têm mais a quem servir. Mas um Minion chamado Kevin tem um plano: ao lado do adolescente rebelde Stuart e do pequeno e adorável Bob, ele decide sair pelo mundo à procura de um novo chefe malvado para que seus irmãos tenham a quem servir novamente.
O trio embarca, então, em uma emocionante jornada que os levará a conhecer seu novo mestre em potencial, Scarlet Overkill (a vencedora do Oscar Sandra Bullock), a primeira supervilã do mundo. Eles viajam da Antártida para Nova York, em 1960, e terminam em Londres, onde terão que enfrentar o maior desafio de suas vidas: salvar todos os Minions... da aniquilação!

Estreia nos Estados Unidos: 10 de julho
Estreia no Brasil: 25 de junho