Produções elogiadas e com perspectiva de concorrer (até mesmo ganhar) algumas estatuetas no próximo Oscar estão chegando às salas de cinemas do Brasil neste mês de janeiro.

Entre os filmes mais badalados desta temporada de premiação e com lançamento previsto para as próximas semanas no país estão Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância, A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação – trabalhos imperdíveis para qualquer fã da sétima arte.

Birdman, do diretor Alejandro González Iñárritu (Babel) traz um olhar ácido e irônico sobre o mundo do entretenimento nos dias atuais através da história de um ator (Michael Keaton, favorito ao Oscar), famoso por interpretar um super-herói no passado, que tenta montar uma peça na Broadway. O longa é construído quase sem cortes, como um longa plano-sequência, no mesmo estilo de montagem realizado no clássico Festim Diabólico, de Hitchcock.

A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação trazem relatos de histórias reais, com grandes interpretações sobre personalidades britânicas. O primeiro conta a história de vida do físico Stephen Hawking (Eddie Redmayne), enquanto o segundo apresenta o papel do matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch) no desfecho do conflito da Segunda Guerra Mundial.

Outras produções que estão chamando a atenção da crítica são Whiplash - Em Busca da Perfeição, que traz ótimas atuações de Miles Teller e J.K. Simmons como aluno e professor na história de um baterista em busca pelo sucesso; O Amor é Estranho, em que John Lithgow e Alfred Molina interpretam um casal homossexual; o drama de guerra Invencível, dirigido por Angelina Jolie; Grandes Olhos, novo trabalho de Tim Burton; Leviatã, produção russa que pode ficar com o Oscar de filme estrangeiro; Livre, com Reese Witherspoon; e Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo, com interpretações incríveis de Steve Carell, Channing Tatum e Mark Ruffalo.

Birdman, Pinguins de Madagascar, Busca Implacável 3 e Caminhos da Floresta são alguns dos lançamentos de janeiro nos cinemas brasileiros. Fonte das imagens: Divulgação/Fox, DreamWorks, Disney.

Entre os lançamentos mais comerciais do mês de janeiro, o público pode voltar a se divertir com Os Pinguins de Madagascar, a aventura solo do quarteto nos cinemas. Para quem gosta de ação, a opção é conferir o terceiro filme da franquia Busca Implacável, agora com Bryan Mills tendo que fugir da polícia e do FBI. O suspense toma conta em A Mulher de Preto 2: Anjo da Morte, enquanto o polêmico A Entrevista promete nos fazer rir com uma sátira política à Coreia do Norte.

As salas devem mesmo ficar lotadas com o musical de conto de fadas Caminhos da Floresta, adaptação da peça da Broadway que reúne um elenco de estrelas como Meryl Streep, Emily Blunt, Chris Pine, Anna Kendrick, Johnny Depp e James Corden em uma trama que apresenta personagens clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Cinderela, entre vários outros.

Confira abaixo a nossa seleção com 15 principais lançamentos de janeiro, com sinopses e trailers legendados das produções, e faça a sua escolha pelos filmes que planeja assistir este mês!

  • Dia 08

Whiplash - Em Busca da Perfeição

Um jovem baterista sonha em ser o melhor de sua geração. Com o treinamento de um mestre impiedoso, o músico começa a ultrapassar todos os seus limites, inclusive tomando atitudes que jamais pensou que tomaria.

  • Dia 15

Os Pinguins de Madagascar

Os pinguins Capitão, Kowalski, Rico e Recruta, da franquia de animação Madagascar, ganham a sua própria aventura, compondo uma tropa de elite entre os animais.

Invencível

O drama retrata a história real do atleta olímpico Louis Zampieri, capturado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é baseado em "Unbroken: A World War II Story of Survival, Resilience and Redemption" escrito por Laura Hillenbrand, e tem direção de Angelina Jolie.

Livre

Em Livre, o diretor Jean-Marc Valle (Clube de Compras Dallas), a vencedora do Oscar Reese Witherspoon (Johnny & June) e o roteirista indicado ao Oscar Nick Hornby (Educação) levam ao cinema o best-seller de Cheryl Strayed. Depois de anos de comportamento inconsequente, o vício em heroína e a destruição de seu casamento, Strayed decide mudar. Assombrada pela lembrança de sua mãe e sem nenhuma experiência, ela sai para trilhar os milhares de quilômetros do Pacific Crest Trail totalmente sozinha. Livre poderosamente revela seus medos e prazeres – enquanto ela segue uma jornada que a enlouquece, a fortalece e a cura.

O Amor é Estranho

Ben e George são dois homens de meia idade e formam um casal há 40 anos. Quando decidem se casar, a cerimônia é aprovada pelos amigos e familiares, mas acaba fazendo com que George perca o emprego.

Leviatã

Kolia vive em uma pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina, ao lado da casa onde vive com sua jovem esposa e seu filho. Vadim Shelevyat, o prefeito da cidade, quer tirar o seu negócio, sua casa e sua terra. Primeiro ele tenta subornar Kolia, mas Kolia não admite perder tudo o que tem. Não só a terra, mas também toda a beleza que o rodeia desde o dia em que nasceu. É então que o prefeito adota uma conduta mais agressiva.

  • Dia 22

Busca Implacável 3

Liam Neeson retorna ao papel de Bryan Mills, ex-agente da CIA, cuja reconciliação com sua ex-mulher é interrompida quando ela é brutalmente assassinada. Consumido pela raiva, e considerado o responsável pelo crime, ele foge da procura implacável da CIA, do FBI e da polícia. Pela última vez, Mills deve usar “suas habilidades especiais” para encontrar os verdadeiros assassinos, fazer justiça com as próprias mãos, e proteger a única coisa que importa para ele agora – sua filha.

A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo se baseia no livro de memórias “Travelling to Infinity: My Life with Stephen”, de Jane Hawking. O filme conta a história sobre o relacionamento do famoso físico Stephen Hawking (interpretado por Eddie Redmayne) com sua esposa Jane (vivida por Felicity Jones), desafiado pela doença de Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica.

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo

Baseado em fatos reais, Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo narra a história sombria e fascinante da relação improvável e, por fim, trágica entre um multimilionário excêntrico e dois campeões de luta greco-romana. Quando o campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum), é convidado pelo herdeiro milionário, John du Pont (Steve Carell), para se mudar para a mansão du Pont e ajudar a formar uma equipe para se preparar em seu centro de treinamento de ponta para os Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, Schultz aceita a proposta, na esperança de conseguir treinar e finalmente sair da sombra do irmão que ele idolatra, Dave (Mark Ruffalo). Movido por necessidades escusas, du Pont vê seu apoio à campanha de Schultz pelo ouro olímpico e a chance de “treinar” uma equipe de luta greco-romana de primeira como uma oportunidade de ganhar o respeito fugaz de seus pares e, ainda mais importante, da mãe que o rejeita (Vanessa Redgrave).

  • Dia 29

Caminhos da Floresta

Caminhos da Floresta é uma visão moderna dos adorados contos dos irmãos Grimm, cruzando as tramas de algumas histórias e explorando as consequências dos desejos e das buscas dos personagens. Este musical engraçado e emocionante segue os contos clássicos de Cinderela (Anna Kendrick), Chapeuzinho Vermelho (Lilla Crawford), João e o Pé de Feijão (Daniel Hittlestone) e Rapunzel (Mackenzie Mauzy) – todos reunidos em uma história original envolvendo um padeiro e sua esposa (James Corden e Emily Blunt), seu desejo de formar uma família e a interação com a bruxa (Meryl Streep) que os amaldiçoou.

A Mulher de Preto 2: Anjo da Morte

Após a destruidora queda de uma bomba em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de crianças órfãs é evacuado para o interior da Inglaterra, para ficar em segurança. Elas vão para a Mansão do Pântano, a Eel Marsh, sob os cuidados de Eve (Phoebe Fox), a jovem e bela professora da escola.

Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância

Birdman é uma comédia de humor negro que conta a história de um ator (Michael Keaton) – famoso por interpretar um icônico super-herói – enquanto ele faz de tudo para montar uma peça na Broadway. Às vésperas da estreia, ele vai lutar com seu ego e tentar recuperar sua família, sua carreira e ele mesmo.

O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação é baseado na história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna, e narra a tensa corrida contra o tempo de Turing e sua brilhante equipe no projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final do conflito. Dirigido pelo norueguês Morten Tyldum, com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley e Matthew Goode.

A Entrevista

O filme estrelado por James Franco e Seth Rogen esteve no centro da polêmica invasão hacker sofrida pela Sony Pictures no final de 2014 – uma retaliação da Coreia do Norte por conta da trama desta comédia. Na história, um famoso apresentador de um popular programa de televisão e seu produtor são envolvidos em planos para assassinar o presidente da Coreia do Norte.

Grandes Olhos

O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.