5 protetores de tela que fizeram história

Imagem de: 5 protetores de tela que fizeram história

Talvez você não saiba quais eram as reais funções dos protetores de tela, mas, durante os tempos antigos da informática, não utilizá-los era um risco bem grande. Eram os screensavers que evitavam que os monitores CRT ficassem manchados pelo efeito “burn-in”. Com o tempo, desenvolvedores criaram versões mais artísticas para os softwares de proteção.

Então, alguns screensavers fizeram realmente parte da história da informática mundial. É o caso de alguns protetores de tela que trouxemos neste artigo. Será que você já utilizou alguns deles? Vamos conferir a nossa lista:

Labirinto 3D

Não dá para negar que o Windows foi muito importante na história da informática. E alguns dos protetores de tela que eram disponibilizados com o sistema operacional foram realmente marcantes. O Windows 3D Maze Screensaver é uma das mais memoráveis dessas obras.

Janelas voadoras

Quatro em cada cinco computadores com Windows 95 ou 98 utilizavam este screensaver. Ele não mostrava nada demais, mas as janelas voadoras deixavam um efeito interessante nos monitores. Vale lembrar que na época não existiam muitas exigências gráficas dos consumidores.

Texto em movimento

“Atenção! Se você não é o Joãozinho, está totalmente proibido o acesso a este computador. Se você tocar no mouse, sua cabeça será atingida por uma espada!”. Quem teve um computador – e menos de 15 anos – no final da década de 1990 sabe do que estamos falando.

Viajando pelo espaço

Algumas pessoas mais curiosas, que gostavam de mexer em configurações do Windows, preferiam aplicar o screensaver “Flying Through Space”. O protetor de tela mostrava várias estrelas, criando a sensação de que os usuários estavam em movimento pelo espaço sideral.

Texto giratório

Olhe para o vídeo e diga se você nunca viu algo parecido. Os screensavers de texto (ou horário) giratório fizeram muito sucesso no final da década de 1990, principalmente em ambientes comerciais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.