Por que as barras de progresso de transferência sempre mentem?

Imagem de: Por que as barras de progresso de transferência sempre mentem?

Realizar downloads de arquivos muito grandes ou fazer backup de um pendrive são algumas tarefas que exigem muita paciência dos usuários. Quando o seu computador acusa que “Faltam 2 minutos para o final das transferências”, você sabe que é mentira. Quando falamos em downloads, há ainda menos precisão nos cálculos.

Em downloads da internet, isso é muito fácil de ser notado. O motivo? Qualquer sobrecarga na rede faz com que a taxa de transferência seja reduzida e as estimativas comecem a ser alteradas rapidamente. Em pouco tempo, os segundos restantes se transformam em minutos, e a paciência começa a ser esgotada.

Desempenho do roteador e capacidade do servidor também são fatores que devem ser levados em consideração. O primeiro, porque se o dispositivo não for dos melhores, é possível que ele sofra muito com instabilidades. O segundo, pelo fato de que quando a fonte dos arquivos é muito acionada, precisa distribuir a banda para vários locais, diminuindo a potência para todos eles.

Há ainda alguns sistemas que realizam verificações dos arquivos antes da conclusão. Isso acontece com alguns jogos de plataformas online, como o Steam ou Xbox LIVE. É possível notar que isso acontece quando as transferências chegam aos 99% e, então, demoram muito mais tempo do que o esperado para que o processo seja finalizado.

Em transferências internas, há muitas outras variáveis que podem causar os problemas nos cálculos. Ocupar o processador e a memória com outras tarefas é um dos fatores que mais influencia na velocidade de transferência dos arquivos. O número de documentos que estão sendo transferidos também causa distúrbios. Mas mesmo com todas as falhas nos cálculos, ainda é melhor uma barra de progresso equivocada do que nenhuma informação.

Instalação

Alguns usuários perguntaram como é o funcionamento da barra de progresso dos arquivos de instalação. Elas funcionam de maneira similar, mas podem ser programadas pelos desenvolvedores para seguirem determinadas ordens durante o processo. É por isso que, em muitos casos, a instalação de um software vai lentamente até determinado ponto e, logo em seguida, salta para os 100%.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.