Microsoft desenvolve desktop futurista com tela transparente e controle de movimento

Imagem de: Microsoft desenvolve desktop futurista com tela transparente e controle de movimento

Cansado da simplicidade de seu computador? Então que tal trocá-lo por uma máquina um pouco mais futurista e diferente de tudo aquilo que você já viu por aí? Pois foi basicamente isso que a Microsoft fez ao criar uma espécie de desktop transparente que faz com que tudo seja exibido em três dimensões.

À primeira vista, a novidade desenvolvida pelo Grupo de Ciências Aplicadas da companhia se parece com um notebook reverso, com a tela se projetando para frente e os teclados ficando atrás dela. Contudo, essa não é a grande revolução criada pela Microsoft.

O grande destaque do aparelho está em seu monitor. Criado em parceria com a Samsung, o display é feito de um OLED transparente que faz com que o usuário fique com a impressão de que os objetos estão flutuando à sua frente. Graças à tecnologia 3D, a união do ambiente real com elementos virtuais aumenta a sensação de profundidade e torna tudo muito mais “palpável”.

Além disso, a utilização da mesma tecnologia de captura de movimentos presente no Kinect permite o controle da interface a partir de controles gestuais, o que completa a sensação de estarmos dentro de um filme de ficção-científica. Basta assistir ao vídeo acima e perceber como o aparelho funciona de maneira quase que mágica.

Porém, o Kinect não serve apenas para suas mãos. Ele também identifica a posição dos olhos e da cabeça da pessoa que utiliza o computador. Esse recurso serve para que o desktop ajuste o nível de profundidade automaticamente de acordo com a distância do seu rosto da tela.

Por se tratar de um projeto bastante específico, dificilmente veremos essa máquina chegar ao mercado em breve. No entanto, é muito provável que a novidade sirva para inspirar os engenheiros da Microsoft a desenvolverem novos recursos com esse tipo de tecnologia.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.