Do que a câmera de 41 megapixels do Nokia 808 é capaz? [vídeo]

Imagem de: Do que a câmera de 41 megapixels do Nokia 808 é capaz? [vídeo]

Quando falamos sobre a compra de uma câmera, o primeiro aviso geralmente é o de que “mais megapixels não significam qualidade melhor”. Para a nossa surpresa, a Nokia está disposta a quebrar essa ideia, inovando na MWC 2012 com uma nova tecnologia chamada PureView.

Como escrevemos antes, PureView é o nome dado aos novos sensores de imagem colocados nos aparelhos da linha 808. Eles são capazes de capturar 41 megapixels, uma quantia que está acima da maioria das câmeras do mercado, e não estamos falando das que vêm dentro de celulares.

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Câmeras inteligentes

O diferencial da Nokia com o PureView está no uso destes 41 MP. Você pode aproveitá-los para fazer imagens gigantescas, mas a principal ideia aqui é conseguir zoom natural, sem distorcer a foto. Pela explicação da Nokia, mesmo depois de um zoom, com os 41 MP ativados, você ainda conta com pelo menos 5 MP restantes. Desta forma, você amplifica uma região sem esticar qualquer pixel na tela.

Vendo que não estávamos convencidos com a tecnologia, ele resolveu fazer uma demonstração ao vivo. De fato, a imagem com zoom não pareceu ter muito pontilhado, mesmo em um ambiente pouco iluminado. Para completar, ele bateu a foto com 41 MP e foi mostrando os níveis de aproximação possíveis.

O resultado: fomos de uma bancada com uma caixa de som até os mínimos detalhes da grade dos alto-falantes, isso tudo sem percebermos qualquer deterioração na imagem.

Nokia rodando o Symbian Belle (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Outro detalhe importante é que todas as fotos são capturadas em máxima resolução. Caso você escolha tamanhos menores (como 5 MP), o aparelho aproveitará cada um dos pixels originais para diminuir a imagem automaticamente, calculando da melhor forma como preservar detalhes e eliminar impurezas. Depois disso tudo, a única notícia ruim foi a de que não há preços definidos e nem datas para a venda dos aparelhos com a tecnologia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.