Zebras desenvolveram listras para escapar de moscas, afirma pesquisa

Imagem de: Zebras desenvolveram listras para escapar de moscas, afirma pesquisa

(Fonte da imagem: Daily Mail)

Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, afirmam ter solucionado os motivos pelos quais zebras possuem listras. Segundo o trabalho, os animais desenvolveram a característica como forma de afastar moscas responsáveis por transmitir uma série de doenças sanguíneas.

A razão pela qual as listras se mostram tão pouco atrativas para as ameaças tem a ver com a maneira como refletem a luz. O trabalho descobriu que os insetos que costumam atacar equinos possuem preferência por luzes “planas”, produzidas por pelagens mais escuras.

Durante os testes, foram utilizados modelos de papelão pintados com as cores típicas de cavalos e zebras, que foram cobertos com cola para capturar os insetos. Segundo a pesquisadora Susanne Akesson, a maneira como a luz é polarizada ao refletir nos animais é o fator determinante para atrair ou afastar possíveis mordidas.

Os experimentos também demonstraram que, quanto menor o tamanho das listras, maior a eficiência na hora de espantar as moscas. “Esperávamos descobrir que uma pelagem listrada, tendo metade da superfície preta e metade branca, resultaria em uma atração intermediária para as moscas de cavalo. No fim, ela acabou se mostrando tão boa ou melhor que superfícies totalmente brancas nesse sentido”, completa Akesson.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.