Robô da NASA tem 6 pernas, 12 "olhos" e pode ser controlado pelo Kinect

Imagem de: Robô da NASA tem 6 pernas, 12 "olhos" e pode ser controlado pelo Kinect

A NASA já possui uma nova geração do robô que deve ser utilizado para explorar ambientes hostis, como a superfície de Marte, da Lua e até de asteroides. Pela sua aparência, o All-Terrain Hex-Limbed Extra-Terrestrial Explorer, abreviado como Athlete, parece ter saído dos filmes de Star Wars, mas é muito real: o robô possui seis pernas articuladas e equipadas com rodas, além de 12 câmeras que serão capazes de enviar imagens 3D das paisagens extraterrestres.

Essa sonda é capaz de se locomover em qualquer tipo de terreno, incluindo os rochosos. Para facilitar, as rodas podem ser travadas, possibilitando que o Athlete escale ou caminhe por terrenos mais acidentados.

Como se não bastasse, operar essa máquina não poderia ser mais prático: em vez de controles remotos complicados, cientistas poderão usar gestos feitos com o próprio corpo para concluir suas missões, já que o explorador pode ser operado com a ajuda do Kinect, acessório vendido para o console Xbox.

Medindo quase 4 metros de altura e pesando 450 kg, o Athlete também está equipado com brocas e ferramentas de escavação e é cerca de 25% mais leve do que uma sonda de exploração comum. Assista ao vídeo acima para ver o equipamento em ação.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.