Review: Novo Internet Explorer 8

Imagem de: Review: Novo Internet Explorer 8

O novo navegador da Microsoft, o Internet Explorer 8 (IE8), chegou fazendo bastante barulho, mas será ele digno de toda a expectativa que foi capaz de gerar em seus usuários mais assíduos? Vamos conferir!

O que o IE8 tem de novo?

Ao todo são sete os grandes destaques desta estréia (os quais serão debatidos separadamente adiante): os Aceleradores, uma Barra de pesquisa aprimorada, a navegação InPrivate para garantir sua privacidade, uma Barra de endereços inteligente, os WebSlices que mostram seus sites favoritos que receberam atualização, um Modo de Compatibilidade para adequar o IE8 a sites antigos e, por fim, a possibilidade de restaurar abas fechadas acidentalmente.

Os Aceleradores

Não se empolgue tanto com o nome, pois os aceleradores não aumentam a velocidade de sua conexão, mas sim, permitem que você execute tarefas de forma mais rápida com os trechos grifados por você em um texto.

Aceleradores

Por exemplo, ao grifar um endereço você poderá usar o acelerador “Map with Google Maps” para visualizar um mapa que mostra o endereço grifado, ou então, você pode grifar uma palavra e fazer uma pesquisa no Google, Wikipedia, ou mesmo em um site de compras online.

Prós

Realmente esse recurso é inovador e se destaca perante os navegadores da concorrência, pois o fato de bastar grifar a parte desejada de um texto e dar somente dois cliques para realizar, por exemplo, uma pesquisa no Google, de fato, “acelera” a navegação. Além disso, os Aceleradores podem ajudar você a expandir o seu vocabulário em outro idioma através das ferramentas de tradução online, como o “Google Translate”.

Contras

É chato falar mal sobre os Aceleradores, sendo eles o destaque principal do Internet Explorer 8, mas sempre existe algo a ser citado neste sentido. Como, por exemplo, o fato de existirem somente 42 Aceleradores, os quais, na verdade, se reduzem a bem menos de 10 diferentes. Isso porque eles ficam se repetindo em matéria de objetivo específico (buscar preços, por exemplo), mudando somente o site que oferece o serviço (ao invés de BuscaPé, o Submarino, por exemplo).

Barra de pesquisa

Essa função não chega a apresentar nenhuma novidade extremamente inovadora, pois outros navegadores já apresentam algo parecido. O destaque mesmo fica por conta de como as sugestões de pesquisa são mostradas na Barra de pesquisa do Internet Explorer 8. Agora, dependendo do provedor de pesquisa sendo usado, aparecem fotos juntamente com as sugestões de pesquisa, assim como a indicação do autor, desenvolvedor, site ou fabricante do item digitado.

Barra de pesquisa

Prós

Bastante útil para se ter uma ideia melhor dos resultados que você não desejaria clicar por não saber qual o fabricante (etc.) do item digitado na Barra de pesquisa, além de ajudar a descobrir se ele é realmente aquele que você deseja. Outro fator interessante é a existência da possibilidade de se adicionar outros provedores de busca além daqueles sugeridos pela Microsoft, como por exemplo, o próprio Baixaki!

Para adicionar o Baixaki à sua Barra de pesquisa, clique sobre a seta ao lado direito da lupa e selecione “Adicionar Provedores de Pesquisa” enquanto estiver em nosso portal. Caso você esteja usando o IE8 já poderá fazer isso neste exato instante (não demorará sequer 10 segundos)!

Busca

Contras

Considerando que a função dos Aceleradores é facilitar/agilizar suas pesquisas, não há motivos razoáveis para um aprimoramento da Barra de pesquisa, a não ser, talvez, para agradar aqueles que não gostaram da ideia de usar os Aceleradores e preferem continuar com a boa e velha Barra de pesquisa. Além disso, boa parte dos navegadores de hoje já apresenta alguma função similar.

Navegação “InPrivate”

A navegação “InPrivate” é a opção para quem quer manter sua privacidade absoluta, pois uma vez ativada, seu Internet Explorer 8 passa a deixar de armazenar quaisquer tipos de arquivos e/ou informações que possam vir a “denunciar” os tipos de site que você frequenta. Ou seja, ideal para quem usa muito aqueles computadores de lan house e não deseja ter sua privacidade invadida no caso de esquecer algum site “logado”, etc.

InPrivate

Prós

Garante-lhe mais segurança ao usar a internet, pois ela bloqueia que sites adquiram informações sobre o seu computador sem que você assim permita e para de armazenar arquivos em seu disco rígido que possam denunciar o seu modo de usar a internet.

Contras

Usar a navegação “InPrivate” pode fazer com que seus sites preferidos demorem mais para serem carregados, pois a parte de “não armazenar nenhum tipo de arquivo” inclui, também, aqueles que lhe ajudariam a carregar suas páginas favoritas em menos tempo.

E por mais que isso possa ser alterado ao permitirmos que arquivos dos sites que estiverem nos Favoritos sejam armazenados, a situação pode não mudar para aquelas pessoas que sequer usam o menu Favoritos por já terem decorado os endereços dos seus favoritos.

Por fim, tal tipo de navegação já não é novidade alguma, sendo assim, a única coisa que o Internet Explorer 8 fez foi ter “pegado rabeira” na tendência dos outros browsers de tentar tornar a internet mais segura.

Barra de endereços inteligente

Diferenciando-se de suas versões anteriores, o Internet Explorer 8 agora oferece uma grande facilidade na hora em que se digita na Barra de endereços, pois não se faz mais necessário digitar exclusivamente o endereço do site, mas sim, muitas vezes, somente o nome dele. Por exemplo, ao digitar “download” na Barra de endereços a opção de acessar o Baixaki estará aparecendo, isso porque o “sobrenome” do Baixaki é Download, por mais que no endereço do site não apareça tal palavra.

Barra de endereços

Prós

Facilita bastante a navegação, pois não é necessário procurar o site em seu Favoritos ou lembrar exatamente o endereço dele, bastante se lembrar de uma palavra-chave do site para que seja possível achá-lo.

Contras

Nem sempre qualquer palavra que conste no site desejado fará com que o endereço dele apareça, ou seja, nem sempre ao digitar “download” o Baixaki aparecerá, por mais que você já o tenha visitado anteriormente. E mais, tal comportamento da Barra de endereços é somente outro esforço da Microsoft para tentar alcançar seus concorrentes. Até aí tudo bem, entretanto, ele poderiam ter inovado outra vez, assim como com os Aceleradores, pois aqui a única coisa feita foi copiar o que já existia em outros navegadores.

“WebSlices”

Em tradução livre ficaria algo como “pedaços da internet”. Essa nova função do IE8 permite que você saiba quando seus sites favoritos foram atualizados. Para habilitar isso, basta assinar o WebSlice do site desejado (caso haja algum) clicando na opção referente a isso disponível na Barra de favoritos.

Prós

Assim que um dos sites que você tiver adicionado ao WebSlices for atualizado, ele aparecerá em sua Barra de favoritos (logo abaixo da Barra de endereços) com o seu nome realçado em negrito. Economizando, dessa forma, o seu tempo, pois não será mais necessário visitar o site para saber se ele recebeu alguma atualização ou não.

WebSlices

Contras

Apesar de, com tal ferramenta, ficar à frente de navegadores como FireFox 3 e Opera Turbo, o Internet Explorer 8 continua atrás de outros, como o Safari 4, por exemplo.

Agora imagine só: o Safari 4 foi lançado antes do que o Internet Explorer 8 contendo uma função muito mais bonita, atraente e funcional para mostrar os sites atualizados, a “Top Sites”. Já o Internet Explorer 8, que foi lançado depois, contém uma ferramenta extremamente simplória e que dá um realce muito fraco para o site atualizado, diferentemente do Safari 4. Não é para se ficar decepcionado com a Microsoft?

Modo de Exibição de Compatibilidade

Talvez você já tenha entrado em sites nos quais ao invés de palavras acentuadas apareciam quadrados, certo? Pois bem, tais quadrados aparecem quando você acessa um site que tenha sido programado para ser visualizado em uma versão anterior ao seu navegador, gerando assim a “incompatibilidade”.

O que faz o “Modo de Exibição de Compatibilidade”? Simples, corrige os erros de incompatibilidade e mostra a página como se ela não apresentasse incompatibilidade alguma!

Modo de Compatibilidade

Prós

Realmente nessa função a Microsoft marcou outro gol bonito (o primeiro foi com os Aceleradores), pois agora você não é mais obrigado a passar pela experiência desagradável de ter que ficar imaginando o que significa uma palavra com mais quadrados do que letras, imagens posicionadas em um local totalmente errado no site, e por aí vai.

Contras

Simplesmente nem todos os sites incompatíveis são “convertidos” corretamente pelo Internet Explorer 8, fato devido, talvez, à linguagem usada para se programar o site, ou algum outro fator desse gênero. Apesar disso, a Microsoft continua trabalhando para descobrir as razões de tal problema e acreditamos que em breve nada disso será lembrado (mas nunca se sabe).

Aprimoramentos no sistema de navegação por abas

Agora sempre ao se abrir uma nova aba diversas opções aparecem, e, não mais uma página em branco. Tais opções permitem a você abrir abas fechadas por acidente, iniciar a navegação “InPrivate”, ou mesmo, usar um Acelerador qualquer.

Prós

Para se restaurar uma aba fechada acidentalmente, basta abrir uma nova aba e procurar o nome do site fechado por engano. Ou seja: gol de placa da Microsoft!

Além disso, também é possível restaurar uma sessão anterior do navegador (caso seu computador tenha sido reiniciado sem querer, ou algo parecido), abrir uma janela com a navegação “InPrivate” ativada, e ainda, escolher um dos seus Aceleradores para ser usado com o texto contido em sua Área de transferência.

Abas

Contras

O número de sites contidos na lista é limitado, podendo assim não mostrar o site que você realmente queria restaurar. E, além disso, caso você não tenha nenhum texto em sua Área de transferência a opção de selecionar um de seus Aceleradores instalados se torna inútil.

Outras considerações

Inovações

Levando em consideração tudo aquilo mencionado anteriormente, podemos concluir que o Internet Explorer 8 é um bom navegador que, assim como todos os outros, conseguiu inovar ao trazer novidades como os Aceleradores e o Modo de Compatibilidade.

Mas que, também como os outros navegadores, acabou simplesmente copiando fórmulas de sucesso da concorrência sem sequer se preocupar em mostrar algo mais interessante do que ela, como, por exemplo, o “WebSlices”, visualmente muito inferior ao “Top Sites” do Safari 4.

Como é a experiência de se usar o Internet Explorer 8?

De maneira bem geral e sucinta? Péssima! Pois se compararmos o Internet Explorer 8 com os outros navegadores famosos que temos disponíveis, os quais lançaram novas versões finais ou de teste recentemente (como FireFox 3, Opera 10 Alpha e Safari 4 Beta), podemos reparar uma discrepância enorme em relação à qualidade de navegação apresentada entre os exemplos citados  e o IE8. Veja , adiante, exemplos que relevantes.

Péssima!

Usando o Orkut

Só para citar um exemplo que pegará no calo da maioria dos usuários: o Orkut. Primeiramente, ao entrar na página de login não há problema algum, entretanto, depois que se clica em “Entrar” os problemas começam.

Vamos a eles: a página inicial (assim como todas as outras) demora a ser carregada; novos recados não exibem aquela notificação no canto inferior direito da janela do navegador; e, é necessário “socar” as teclas do teclado para que os caracteres digitados sejam reconhecidos (pois caso contrário eles não aparecem).

YouTube (e aplicativos de flash em geral)

Sabe quando alguém lhe manda um vídeo que você não pode deixar de assistir, ou mesmo um joguinho em flash (como aqueles encontrados no Baixaki Jogos) muito interessante? Pois então, às vezes o IE8 simplesmente não carrega esse tipo de aplicativo! Fazendo com que você tenha que ficar atualizando sem parar a página na qual se encontra o aplicativo, na esperança de fazer o vídeo ser reconhecido. No entanto, nem sempre isso funciona e você se vê obrigado a esperar a “boa vontade” do navegador.

Conclusão: vale a pena usar só o Internet Explorer 8?

Ainda Não! Apesar de estar na versão final e com vários recursos novos, ainda precisa percorrer muito chão pela frente para realmente fazer frente aos concorrentes.

Todavia, mesmo com essa avaliação desfavorável, sinta-se à vontade para testar o Internet Explorer 8 e compartilhar a sua opinião conosco, pois aqui no Baixaki o usuário tem “vez e voz”!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.