Realidade virtual real: lentes de contato trazem um mundo de possibilidades

Imagem de: Realidade virtual real: lentes de contato trazem um mundo de possibilidades

Os olhos humanos não estão preparados para o futuro. Fisicamente, é impossível focar as coisas que estão muito próximas dos olhos, o que pode impossibilitar sistemas de realidade virtual de alta resolução de serem vistos por qualquer pessoa.

Você já deve ter lido aqui no Tecmundo diversos sistemas de realidade virtual que lançam mão de óculos especiais para sobrepor imagens à sua visão. Contudo, uma solução inédita e ousada pode desafiar o impossível e permitir que nossa maneira de olhar seja modificada de uma vez por todas.

Estamos falando das lentes de contato Innovega’s iOptik. Elas possuem filtros especiais e lentes secundárias construídas para bloquear a luz advinda de close-ups de displays posicionados próximos aos olhos. Na prática, isso permitiria a quem as utiliza ver imagens em melhor resolução, ainda que elas estejam tão próximas a ponto de parecer borradas.

Ou seja, quando combinadas com óculos especiais de realidade virtual, as lentes de contato permitem que uma simples armação possa se transformar em uma verdadeira tela de TV, somente somando-se as duas imagens projetadas em um par de óculos.

Segundo a companhia, as lentes já estão prontas, mas ainda passam por períodos de testes e adaptações. No momento, a empresa está desenvolvendo um protótipo de uso militar sob encomenda da DARPA. A estimativa é que os primeiros modelos levem de 2 a 3 anos para chegar ao mercado.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.