Impunidade: crackers brasileiros oferecem até cursos de como virar um criminoso digital

Imagem de: Impunidade: crackers brasileiros oferecem até cursos de como virar um criminoso digital

Oferta de curso dos crackers (Fonte da imagem: Reprodução/ Secure List)

Os problemas de segurança no Brasil não se resumem à violência encontrada nas ruas das grandes cidades. A internet também parece ser uma terra praticamente sem leis, na qual criminosos virtuais podem fazer o que bem entender.

E entre os grandes abusos encontrados na rede estão, até mesmo, cursos criados por crackers e que ensinam pessoas comuns a cometerem infrações cibernéticas, incluindo a criação de spams, fishings e crimes bancários.

O analista-sênior de malware da Kaspersky Labs para o Brasil, Fabio Assolini, encontrou todos os tipos de ofertas vasculhando a internet. Muitas incluem um grande grau de detalhamento e trazem instruções bastante específicas sobre o que o aspirante à cracker deve fazer para conseguir praticar os delitos virtuais.

De acordo com as pesquisas realizadas pelo analista, as aulas podem ser virtuais ou até mesmo com presença física – nesse caso, com o endereço publicado na própria internet, como se fosse uma escola “normal”.

A verdade é que falta no Brasil uma legislação específica, além de uma lei nacional para combater crimes cibernéticos. Isso é fundamental para que este tipo de prática possa começar a ser combatida com mais rigor.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.