Por que laptops 3D sem óculos são uma porcaria - pelo menos por enquanto

Imagem de: Por que laptops 3D sem óculos são uma porcaria - pelo menos por enquanto

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você se lembra daqueles disquinhos que vinham nos pacotes de salgadinhos, os tazos? Alguns deles tinham uma leve intenção de serem 3D. Isto é, à medida que você virava o disco, a imagem "mudava".

É com um efeito semelhante, chamado de barreira paralaxe (ou parallax), que o 3D sem óculos é feito hoje. Já presente em alguns gadgets, como o famoso Nintendo 3DS, essa tecnologia quer invadir os laptops, como pudemos ver durante a CES 2012, no estande da LG.

Barreira Paralaxe, a real solução?

O laptop A540 testado tem uma tela de 15.6" Full HD, funciona com um processador Intel Core i7 e deixa seu processamento gráfico nas mãos de uma NVIDIA GeForce GT555M. Avaliamos a qualidade do 3D sem óculos da LG a partir de um vídeo de aproximadamente 4 minutos que nos foi mostrado.

A qualidade das cores, por exemplo, é inquestionável. No entanto, o 3D, foco do nosso teste, deixou bastante a desejar. O efeito é bastante "fake" e não há naturalidade nas passagens de cena. Em alguns momentos, objetos tiveram a intenção de "saltar" na tela, mas o resultado não foi muito bom.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, a textura da tela, devido à barreira paralaxe, é esquisitíssima e atrapalha bastante na navegação. No caso do 3DS, isso é praticamente imperceptível, porém, devido ao tamanho da tela do laptop, a textura incomoda muito.

Há profundidade de imagem e essa intenção de elementos saírem da tela. No entanto, as cenas não são naturais e o 3D incomoda os olhos. Ao fim do vídeo, nossos olhos já estavam cansados, o que acontece também quando assistimos a filmes no 3D com óculos ativos.

Sem óculos vs. Com óculosAssistimos ao mesmo vídeo do laptop nesta TV 3D da LG com óculos. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para comparar a qualidade do 3D com e sem óculos, aproveiteamos uma TV 3D da LG com óculos que estava rodando o mesmo vídeo apresentado no laptop. A diferença é gigantesca. As cenas eram muito mais naturais, sem perder a noção de profundidade. O objeto que vinha para fora da tela, um peixe pulando dágua, no caso deste vídeo, era realmente destacado e perceptível. Tudo muito diferente do que foi visto no laptop com 3D sem óculos.

Oferecer laptops com 3D à base de barreira paralaxe é uma boa iniciativa da indústria, já que os óculos, por mais leves que sejam, são extremamente chatos de se usar. Contudo, essa tecnologia ainda está engatinhando e ainda há muito para melhorar. Portanto, não espere jogar um fps em 3D sem precisar de óculos pelo menos nos próximos meses.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.